Fotos: João Filho
A proposta do Ensino Fundamental de 9 anos foi apresentada nesta segunda feira, 05, à educadores de 41 escolas municipais, na Secretaria Estadual de Educação(SEE). Essas unidades escolares foram priorizadas por que implantaram o ensino de 9 anos no início de 2010,dando origem a matriculas de alunos de 6 anos no Ensino Fundamental.
Diretores, coordenadores, secretário escolar e professores foram instruídos quanto às orientações pedagógicas norteadas pela proposta de educação infantil e matrizes curriculares. Temas como parâmetros legais do ensino, nomenclatura, pautas avaliativas, organização das turmas e formações foram abordados na ocasião.
Durante a reunião as técnicas do Departamento de Educação Infantil da Semed, Graça Gomes e Benúbia Correia explicaram passo a passo as medidas pedagógicas a serem seguidas pelos os educadores para a implementação do ensino de 9 anos.
Umas das recomendações da proposta estabelece que os professores não transfira para as crianças de 6 anos os conteúdos da tradicional 1ª série, por exemplo. Outra questão também se refere à organização quanto ao Projeto Político Pedagógico (PPP). “Ele deve ser revisto anualmente” afirma Graça Gomes.
Na ocasião as técnicas chamaram atenção para a utilização da nomenclatura, “O que é conhecido como série passa a ser ano”. Esclarece a pedagoga, Graça Gomes, que reforçou ainda a importância das pautas avaliativas no ensino fundamental de 9 anos. “A pauta de avaliação é um elemento importantíssimo que analisa, sobretudo, o aproveitamento do aluno”, conclui.
A pauta de avaliação se refere a uma ficha de acompanhamento individual que é realizada a cada semestre. Cada professor recebe a pauta de acordo com o ano que leciona. “Iremos fazer acompanhamento às escolas para explicar como utilizar as pautas avaliativas”, enfatiza Graça.
As visitas, segundo informou a pedagoga, deverão acontecer na segunda semana de abril. Ela esclarece ainda que nos meses de fevereiro e março foi feito a revisão das pautas de avaliação já existentes e construção das pautas de avaliação do 4ª e 5ª ano.
O secretario escolar e o professor ficará responsável pelo preenchimento dos instrumentos de registro do processo avaliativo. Por exemplo: é de responsabilidade do professor o diário de classe, as pautas avaliativas e do secretario escolar, o histórico, a ata de resultados e outros. Para 2010 as técnicas anunciam formação, do 1ª ao 5ª ano e do 6ª ao 9ªano.
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