terça-feira, 20 de abril de 2010

Educadores do ProJovem Urbano recebem qualificação

Foto: Janaína Farias

Educadores do ProJovem Urbano estão sendo qualificados para atuarem em sala de aula. Eles participam da formação inicial que inclui microaulas, um treinamento prático que permite simular a ação do educador nas didáticas de ensino. A formação acontece na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) desde o dia 9 deste mês. No sábado,24, encerram-se as atividades.

O curso está sendo conduzido por duas formadoras da Semed. Dividida em duas turmas, as micro-aulas vão permitir avaliar os educadores no quesito, conhecimento, metodologia e expositor. Thereza Christina, uma das formadoras, ressalta que os educadores estão atuando enquanto instrutor, cada um dentro de sua área de conhecimento. “Eles estão desenvolvendo uma micro-aula baseada na disciplina que vai lecionar dentro da proposta curricular do ProJovem”, explica.

A educadora com formação em Ciências Biológicas, Denise Fabrício, disse que, “Cada um elaborou um plano de aula. As aulas são dinâmicas, interativas e bastante criativas e, para isso estamos usando vários recursos didáticos como cartazes e ilustrações para enriquecê-las. É uma forma de treinarmos nossos conhecimentos”, explica.

Para a educadora, Rita de Cássia, formada em Matemática, a perspectiva quanto ao programa é a melhor possível. “Contribuir no processo de ensino e aprendizagem de jovens carentes que, se quer acabaram o ensino fundamental e ainda terem a oportunidade de uma formação profissional é proporcionar a eles cidadania”, avalia. Essa é a segunda vez, que a educadora participa do programa, “Vi nascer talentos. Muitos depois do ProJovem já conseguiram emprego”, enfatiza.

Com o início das aulas previstas para o dia 17 de maio, 71 educadores do ProJovem das diversas áreas terão uma missão pela frente- educar dois mil jovens de 18 a 29 anos que não completaram o ensino fundamental, além de proporcioná-los uma formação profissional. O ProJovem urbano contempla três eixos temáticos: Educação básica fundamental, qualificação profissional e participação cidadã.

Os jovens poderão optar por um desses quatro cursos profissionais: administração, telemática,construção e reparo e serviços pessoais. Durante dezoito meses de aulas os jovens serão qualificados no curso que optou. Eles recebem ainda uma ajuda de custo no valor de R$100,00 reais.

Nenhum comentário: