quinta-feira, 15 de abril de 2010

Educadores recebem formação em Educação Digital

Foto: Adriana Cirqueira




Preparar educadores para saber utilizar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino é uma das prioridades do Curso de Introdução à Educação Digital. Um curso básico que está sendo ofertado a professores, diretores e coordenadores de escolas da rede municipal, no laboratório de informática da Semed.

Promovido pelo setor de Tecnologia Educacional da Semed, o curso pretende incentivar e estimular profissionais da educação a utilizar os recursos tecnológicos no processo pedagógico. A formação em educação digital vai capacitar educadores que encontram dificuldades em operacionalizar software, além do próprio computador, por exemplo.


O curso acontece em três tapas: a primeira refere-se à introdução a educação digital, a segunda ao conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e por último, a elaboração de projetos pedagógicos. Ao todo, as três etapas somam cerca de 180 horas aula.


Como o Linux Educacional - um programa criado pelo MEC - utilizado nas escolas é diferente de outros softwares comerciais conhecidos no mercado, muitos docentes têm encontrado dificuldades em instrumentalizá-lo. O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, (Proinfo-integrado) deu um passo à frente e, desde 2007, vem capacitando professores e gestores na tentativa de ampliar o conhecimento sobre educação digital.


“A intenção do curso é aproximar o educador ao Linux educacional eliminando todas as dúvidas e questionamentos acerca deste programa, bem como desenvolver habilidades básicas para o uso do computador”, resume a Coordenadora de Tecnologia Educacional da Semed, Patrícia Rodrigues.


O curso está sendo ministrado por quatro formadores, acontece todas as terças e sextas pela manhã e segundas e quintas à tarde com duração de 3h30 cada aula. A formação inclui aulas presenciais e à distância. Os educadores receberão conhecimentos básicos de informática, do editor de texto a planilha eletrônica, dentro de uma proposta pedagógica trabalhada em sala.


Um comentário:

Anônimo disse...

auxiliar de sala pode participar deste curso