segunda-feira, 26 de abril de 2010

Interdisciplinaridade é discutida no Ensino Fundamental Noturno

Foto: Janaina Farias

Trabalhar as disciplinas do ensino fundamental noturno do 6º ao 9º ano de forma interdisciplinar motivou a realização da palestra intitulada como “Currículo integrado do PROEJA: um estudo dos (DES) encontros de várias práticas e saberes”. A apresentação aconteceu nessa segunda, 26, na Semed.

A palestra é resultado de uma pesquisa realizada, pela Mestre em Educação, Ana Cristina, que sobretudo, priorizou a interdisciplinaridade como objeto de estudo focado no currículo, sendo esse, segundo ela, o elemento norteador que auxilia no diálogo entre as áreas de conhecimento. O Estudo foi realizado no Instituto Federal de Alagoas(IFAL).

Com isso, os técnicos da Semed pretendem aprimorar a discussão sobre a interdisciplinaridade na proposta que prevê a reorientação curricular do ensino fundamental noturno na rede municipal. “A palestra vai nos possibilitar mais conhecimento acerca do assunto. A partir daí, a discussão sobre interdisciplinaridade será voltada para a proposta do ensino noturno”, diz, Adriana Rocely, Técnica Pedagógica.

A proposta de reorientação curricular do ensino noturno esta sendo implantada como projeto piloto em quatro escolas municipais: Luiza Suruagy, Jaime Miranda,Orlando Araújo e Zumbi dos Palmares. “O objetivo é repensar o ensino noturno que vem sendo ofertado à rede municipal de educação”, afirma, Rocely.

Ela ressalta que os alunos que estudam no período noturno apresentam uma realidade bastante diferenciada dos demais e por isso, a necessidade de repensar a proposta curricular que atenda a diversidade e as prioridades desses alunos. “A rede não oferece nenhuma proposta específica para esse público diferenciado, por isso a importância de rever a proposta curricular do noturno”, pondera, Rocely.

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