terça-feira, 27 de abril de 2010

UFAL/Semed inicia projeto “Música nas Escolas”

Foto: Mauro Fabiani
A Orquestra da UFAL apresentou a música clássica de maneira lúdica e educativa


O melhor da música erudita foi prestigiado pelos alunos da Escola Municipal Carmelita Gama, localizada no Campus A.C.Simões da UFAL, nesta terça(27). A atividade escolar cedeu lugar à música, e de uma maneira lúdica e educativa os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e conhecer a música clássica brasileira e estrangeira.


A apresentação faz parte do projeto “Musica nas Escolas” uma parceria da Semed com a Universidade Federal de Alagoas(UFAL). O objetivo é promover a consciência musical e proporcionar aos estudantes um pouco de cultura. A escola Carmelita Gama, abre a série de apresentações na rede pública.


O projeto “Músicas nas escolas” é comandado pela Orquestra da Ufal, que promove escuta musical de obras da musica ocidental aos estudantes da rede pública. O concerto é aberto à comunidade escolar. A idéia é inserir na escola o universo da musica culta e despertar o interesse do aluno.


O Coordenador do Departamento de Arte e Cultura de Semed, Vittor Rodrigues observa a importância da propagação da música no ambiente escolar e a parceria com a universidade. “Temos através desta parceria a oportunidade de divulgar a música erudita na escola publica, e incentivar o aluno conhecer a música erudita de forma didática”, salienta.


Além de oferecer um repertório erudito e didático, o projeto de educação musical pretende ainda incentivar a formação de platéia e a valorização de compositores nacionais e internacionais. A música erudita é trabalhada na escola de forma lúdica, assim os estudantes poderão vivenciar a música instrumental de uma forma educativa.


A educadora, Zuleide Maravilha disse que “È preciso Educar para saber apreciar”. Já a professora de arte, Maria do Socorro, reforçou que a grande maioria do público, se quer, sabe o momento dos aplausos, “Na música erudita existe o momento certo de aplaudir”,diz. Para a professora, Célia Paiva, o projeto vai oportunizar um público que nunca tinha ido, por exemplo, a um concerto.


Nenhum comentário: