quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reestruturação do PDE é debatida com diretores

Fotos Adriana Cirqueira


Reelaborar o Plado de Desenvolvimento da Escola (PDE) e implementá-lo, utilizando todos os recursos disponíveis na escola. Para discutir esse assunto, os diretores e coordenadores de 26 escolas da rede municipal de ensino se reuniam nesta quarta-feira (14), na Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro com a Coordenadora do PDE, Francisca Correia serviu para esclarecer que neste plano devem estar incluídos recursos como os do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, Mais Educação, Escola Aberta, entre outros.



Segundo Francisca, as escolas recebem recursos de várias fontes. O objetivo desta reestruturação é utilizá-los de forma planejada, em sintonia com as metas traçadas para o desenvolvimento da unidade e o aumento dos índices de desempenho dos alunos. A Semed, em parceria com o Estado, vai capacitar os gestores das instituições de ensino para que executem adequadamente a reelaboração do plano. A capacitação será feita em dois dias e está prevista para o mês de maio.



Além da capacitação, a coordenadora do PDE destacou a importância do monitoramento das ações do plano diretamente nas escolas. Para que isso aconteça de forma sistemática, haverá visita técnica bimestral em todas as unidades da rede, oferecendo suporte necessário à continuidade das ações propostas.


Como forma de garantir o planejamento, o Comitê Estratégico do PDE-Escola da Semed vai promover uma formação continuada com 40 horas. Ao todo serão em 10 encontros no período de maio a dezembro. Durante as atividades o tema será o “Planejamento como processo de participação, organização e intervenção no âmbito do trabalho escolar”.


Nenhum comentário: