terça-feira, 6 de abril de 2010

Diretores de escolas municipais avaliam aplicação do PDE

Foto: Mauro Fabiani


Diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão reunidos no Centro de Formação (Cefor), localizado no Centro de Educação e Pesquisas Aplicadas (Cepa), para avaliar e atualizar dados sobre a execução do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE). Atualmente 58 escolas municipais colocaram em prática ações que visam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem baseadas no plano.

A meta é ampliar a aplicação do plano para outras unidades e aperfeiçoar o que já foi desenvolvido nas que o implantaram. O encontro, que conta com diretores do 1º ao 5º ano, termina hoje e deve apontar as estratégias que garantam melhorias na educação básica.

O evento foi articulado pelo Comitê Estratégico do PDE/Escola. As discussões temáticas estão sendo encaminhadas pelas professoras Marinalva Oliveira, Joseneida Fernandes e Rosário Barbosa. Desde o início da implantação do PDE elas foram contratadas pelo Ministério da Educação (MEC) e por isso conhecem toda a sua realidade. Elas também trabalham para articular o PDE, o Plano de Ações Articuladas - que envolve a aplicação de recursos- e a proposta pedagógica das escolas.

É a partir dessa união de esforços que o MEC espera melhorar os índices de repetência, evasão e aprendizagem. Por meio da Provinha Brasil e de uma outra avaliação, específica para medir a quantidade de quem abandona ou repete o ano letivo, são feitos os cálculos que compõem o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo os levantamentos do Comitê Estratégico do PDE, no município há escolas que já atingiram a média 4.4 (avaliação 2007), enquanto a apontada pelo MEC é de 6.0. Na prática isso significa que o trabalho desenvolvido tem garantido resultados importantes e que podem ser melhorados. Diante dos números o próprio ministério faz projeções para essa elevação.

Entretanto o esforço para que isso ocorra depende, além do envolvimento dos profissionais, da estrutura oferecida pela secretaria e a participação dos pais nos Conselhos Escolares. O acompanhamento deve ocorrer através das reuniões e visitas permanentes as escolas e, também, de forma on-line já que no site do MEC constam o que cada unidade está se propondo a aplicar. Até maio deste ano o PDE das escolas municipais que já fazem sua aplicação deve estar a disposição para consulta.


Repercussão

Portal de Maceió

Nenhum comentário: