quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Alunos participam de seletiva para olimpíada de raciocínio lógico

Alunos da Rede Municipal de Ensino se preparam para participar de mais uma edição das Olimpíadas de Raciocínio Lógico da MindLab. Nesta quarta-feira (31), estudantes de 10 escolas municipais participaram da seletiva local da competição.
A competição aconteceu entre as unidades e os alunos se enfrentaram em jogos de raciocínio lógico da MindLab. Antes da disputa, os estudantes tiveram oficinas de mandala e origami para desenvolver a atenção e concentração antes da seletiva.
Foram selecionados 25 alunos nesta etapa para participar da fase on-line da olimpíada. Os estudantes vão competir com participantes do país todo através de jogos virtuais. Os vencedores deste processo vão para a etapa nacional, que acontecerá em São Paulo.
A coordenadora local do Programa MenteInovadora, Fabiana Coelho, ressaltou os resultados positivos obtidos com a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Essa parceria, iniciada em 2013, já resultou em premiação nacional para alunos e hoje leva o MenteInovadora para 42 escolas beneficiando mais de 15 mil alunos”, disse.
Carolaine Raissa, aluna do 5º ano da Escola Silvestre Péricles, contou que se preparou bastante para participar da seletiva. “Nós fizemos várias atividades e treinamos muito com a professora para a competição de hoje. A equipe da nossa escola veio preparada para ganhar”, frisou.

Erick Nogueira/ Ascom Semed

Prefeito vistoria obras em escola no Jacintinho nesta quinta


Obras serão vistoriadas pelo prefeito e pela secretária de Educação.
Foto: Secom Maceió
O prefeito Rui Palmeira e a secretária de Educação Ana Dayse Dorea vistoriam, nesta quinta-feira (1º) às 09 horas, as obras na Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, no Jacintinho. A reforma está orçada em  R$1,5 milhão, valor oriundo de recursos próprios do Município.
Após a reestruturação da unidade, a comunidade escolar vai poder usufruir de um prédio equipado com dispositivos de acessibilidade, 14 salas de aula arejadas, laboratórios de informática e ciências, pátio coberto, biblioteca e refeitório. Além disso, serão feitas ampliações nos espaços da copa e cozinha dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
A escola possui capacidade para 1.200 estudantes. São atendidas turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e da Educação para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), distribuídas entre os turnos manhã, tarde e noite. Desde sua fundação, em 1988, a Escola Kátia Pimentel Assunção não havia passado por uma grande reforma.
Sem prejuízos
Mesmo com a reforma, os estudantes da escola não foram prejudicados. Eles estão realocados, durante o período de obras, em um prédio localizado na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), no Barro Duro.
As obras devem ser concluídas em 12 meses.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Projeto Semed/Pnud define planejamento para 2018

A cooperação visa aprimorar as práticas pedagógicas da pasta.
Foto: Ascom Semed
A configuração da nova estrutura de gestão da Rede Municipal de Ensino de Maceió foi tema de discussão de gestores nesta terça-feira (30) no Centro de Formação Paulo Freire, durante a I Oficina de Planejamento Semed/Pnud 2018. O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), contou com a presença da secretária da pasta, Ana Dayse Dorea, do secretário adjunto de Governança de Educação, João Carlos Barbirato, da coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, além de coordenadores de diversos setores da secretaria.

Durante a reunião, foi discutido o planejamento das ações do projeto de fortalecimento da política de gestão educacional, escolar e pedagógica. O encontro também abordou a implementação da Base Nacional Curricular Comum, a exclusão escolar e a criação de um grupo de trabalho para discutir políticas públicas de educação, com ênfase na redução dos índices de analfabetismo e no protagonismo estudantil.
“Conhecer melhor o tipo de demanda que a rede tem é fundamental para podermos trabalhar de forma mais efetiva. Além disso, precisamos apoiar todo o esforço das coordenações envolvidas no projeto para obtermos ainda mais qualidade e inovação na Rede Municipal de Ensino”, propôs a secretária Ana Dayse Dorea.
“Temos que analisar e estudar as metas de implantação do projeto, discutir a base curricular e relacionar com as demandas da rede, a fim de criarmos um cronograma próprio e realizarmos o trabalho gradualmente”, explica a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud em Maceió, Rita Ippolito.
Na ocasião, também foi destacada a necessidade de acompanhar o desenvolvimento do trabalho realizado pelo Pnud, por meio de uma articulação permanente entre os envolvidos no projeto e a divulgação dos resultados obtidos com a cooperação.
Parceria
A cooperação técnica Semed/Pnud foi firmada em 2013. Desde então, o projeto tem colaborado de forma relevante para a construção de planos de ação que integram o trabalho da secretaria, a fim de melhorar a qualidade da educação pública municipal.
Eduardo Araújo (estagiário) / Ascom Semed

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Prefeitura e Pnud discutem atividade física nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), discutiu, na tarde desta segunda-feira (29), no auditório Paulo Freire, no bairro da Cambona, a importância das atividades físicas nas unidades de ensino. Na oportunidade foi apresentado o relatório “Movimento é Vida – Atividades físicas e esportivas para todas as pessoas”. O documento traz um conjunto de parâmetros que mostra o quanto uma escola é ativa. A responsável pela condução do debate foi a representante do Pnud/Brasília, Andréa Bolzon.
Encontro reúne representantes do Pnud e Semed com educadores.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Além da equipe da Semed, encabeçada pela secretária municipal de educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, o encontro contou com representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e das secretarias de Educação dos municípios de Pilar, Barra de Santo Antônio e Barra de São Miguel.  Também participou do encontro, o secretário-executivo de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Charles Hebert.

“A gente vem trabalhando com uma investigação para saber o que são escolas ativas, como saber se uma unidade de ensino é menos ou mais ativa. O resultado deste estudo foi lançado no ano passado. Por meio da nossa investigação criamos uma regra para fazer essa medição. A escola precisa ser amiga do movimento, pois a atividade física e mental está interligada”, frisou Andreia. Para ela, a maioria das escolas brasileiras está no nível elementar no quesito disponibilidade de espaço para atividades físicas.
Encontro reúne representantes do Pnud e Semed com educadores.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Ana Dayse Doria destacou a importância do evento. “Estamos iniciando o ano com novidades. Desde o final do ano passado, o Pnud havia nos consultado sobre a possibilidade de Maceió ter a sua Rede Municipal pesquisada sobre o desenvolvimento corporal e humano das crianças. Então, nós nos colocamos à disposição do Pnud para sermos pesquisados enquanto Rede, porque há pesquisa feitas no país, em escolas públicas e privadas, que mostram que as crianças não estão tendo o devido desenvolvimento com a atividade física. A escolha de Maceió para participar da coleta desses dados irá contribuir para uma troca de experiência e planejamento para o município e para o país”, ressaltou.
Ana Dayse Dorea, secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, falou sobre a criação de parâmetros para avaliação das escolas. “A pedido do Pnud de Brasília estamos aqui reunidos com algumas secretarias da região metropolitana, com representantes da Ufal e Secretaria de Esporte do Estado para participar de um debate por uma proposta de uma pesquisa sobre a escola ativa, pois acreditamos em uma educação em movimento”, colocou.
Rita Ippólito, coordenadora do Projeto Semed/Pnud. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A pesquisa vai criar um indicador educacional, que possa medir quantas escolas brasileiras estão reconhecendo o valor do movimento de crianças e jovens dentro das unidades de ensino.
Renata Ribeiro, gerente do Semed/Pnud. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A gerente do projeto Semed/Pnud, Renata Ribeiro, destacou a importância da atividade para o desenvolvimento cognitivo das crianças. “Hoje a gente está falando mais um pouco do nosso projeto de cooperação técnica. Nós estamos debatendo especificamente a importância da atividade física dentro da escola. Queremos quebrar esse ciclo da criança sentada, prestando atenção. Já existem pesquisas comprovando que as crianças conseguem desenvolver melhor o raciocínio delas quando estão ativas. Às vezes precisa de muito pouco para fazer isso. Então queremos fazer um estudo de caso nas escolas da capital”, afirmou.
Leyvson Gomes e Marcondes Leite (estagiários)/ Secom Maceió

Encontro discute diretrizes da Educação Infantil


Encontro visa discutir práticas da modalidade de ensino.
Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta segunda-feira (29), o primeiro encontro de formação da Educação Infantil para o ano letivo de 2018. A reunião aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire e teve como objetivo socializar e informar as diretrizes pedagógicas a serem seguidas este ano, além de subsidiar os professores no desenvolvimento do trabalho docente.

Na ocasião, foram discutidas as inclusões efetivas da educação especial, além do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a parceira com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o aprimoramento nos campos de experiência, oralidade, pensamento, fala e imaginação.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, os encontros são fundamentais para o planejamento das diretrizes escolares. “Antes de dar início ao ano letivo, convidamos gestoras e coordenadoras para que venham nos ouvir. Tudo que é pensado passa pelo crivo delas. Após a definição das diretrizes gerais, as equipes técnicas já iniciam o acompanhamento do trabalho nas escolas. Esse processo é importante para que as gestoras das escolas participem ativamente de todo o processo”, explicou.
As diretrizes também encontram-se nas Orientações Curriculares do Ensino Infantil, publicação produzida pela Semed em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A coordenadora geral do Projeto Semed/Pnud em Maceió, Rita Ippolito, destacou a importância das reuniões no alinhamento das ações. “É um instrumento para dar suporte ao desafio enorme dos diretores da Rede Municipal de Ensino. É preciso enxergar a escola como um coletivo onde todos os dados escolares são discutidos de forma que vise a melhoria da qualidade da educação”, disse.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Pré-matrícula: resultado poderá ser consultado no próximo dia 03

Escola Municipal Radialista Edécio Lopes.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os pais ou responsáveis legais de alunos que fizeram a pré-matrícula na semana passada devem acessar o site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br) entre os dias 03 e 09 de fevereiro para saber o resultado do processo. Na consulta, será informada a unidade escolar em que o estudante foi alocado, assim como a data e o local para efetivação da matrícula.

Após a consulta, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola em que o estudante foi alocado de posse dos documentos listados abaixo para efetivar a matrícula.
Documentos para a matrícula
Registro de nascimento do aluno;
Cartão de vacinação (para crianças até 7 anos de idade);
Comprovante de residência recente;
Cartão do programa Bolsa Família (caso seja beneficiário);
NIS (Número de Identificação Social) para crianças beneficiárias do Bolsa Família;
Cartão SUS;
Três fotos 3×4;
CPF do estudante;
Declaração ou histórico escolar para matrículas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental;
RG e CPF do responsável.
O ano letivo terá início no dia 19 de fevereiro nas unidades escolares que concluíram o calendário de 2017 até 20 de janeiro de 2018. O processo de matrícula de novos estudantes para as demais instituições que se encontram em calendário especial será divulgado posteriormente pela Semed.
Ascom Semed

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Rede Municipal encerra pré-matrícula de novos alunos no domingo (28)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que a pré-matrícula dos novos alunos da Rede Municipal de Ensino pode ser feita até o próximo domingo (28). O processo é inteiramente online no site da Prefeitura de Maceió. Clique aqui para fazer

Para fazer a pré-matrícula, os pais ou responsáveis devem fornecer os dados solicitados pelo sistema até a confirmação da inscrição. Durante o preenchimento, é preciso indicar três opções de escolas onde se deseja matricular a criança. Após a conclusão do cadastro, um comprovante de pré-matrícula será emitido. É importante imprimir e salvar o documento.
De acordo com o coordenador de matrícula da Semed, Roberval Ferreira, a seleção dos estudantes será efetuada observando a existência de vaga na escola pretendida, idade certa para a etapa/ano e a necessidade do aluno em precisar de atendimento educacional especializado ou já ter irmão na escola selecionada.
“A pré-matrícula não garante a vaga, pois a efetivação do processo depende da disponibilidade da rede”, alerta Roberval Ferreira.
Resultado da pré-matrícula
Entre os dias 03 e 09 de fevereiro, os pais ou responsáveis legais deverão acessar o site da Prefeitura para consultar a unidade escolar em que o estudante foi alocado, assim como a data e o local de efetivação da matrícula.
Efetivação da pré-matrícula
Os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola em que o estudante foi alocado de posse dos documentos necessários para efetivar a matrícula. O ano letivo da Rede Municipal de Ensino para as escolas que concluíram o calendário 2017 até 20 de janeiro de 2018 terá início no dia 19 de fevereiro.
Stephanie Ferreira (estagiária) Ascom Semed

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Pontos de apoio da pré-matrícula ficam abertos até sexta (26)


Semed Cambona é um dos pontos onde há computadores disponíveis para a pré-matrícula online.
Foto: Pei Fon Secom/Maceió
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os 15 pontos de apoio presencial à pré-matrícula online funcionarão até às 18h desta sexta-feira (26). Quem não tem internet em seu domicílio pode dirigir-se a esses locais para acessar a plataforma e fazer a pré-matrícula.

Os locais disponibilizados para a pré-matrícula são as Escolas Municipais Maria José Carrascosa, Senador Rui Palmeira, José Carneiro, Tradutor João Sampaio, Hermínio Cardoso, Dom Hélder Câmara, Lamenha Lins, Pompeu Sarmento, Paulo Bandeira, Pedro Suruagy, Carmelita Gama e Jaime Miranda, os Cmeis Heloísa de Gusmão e Hebert de Souza, além da sede da Semed, na Cambona.
Os pais ou responsáveis devem levar ao local de inscrição RG, CPF, certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência, além do histórico escolar para ingressos a partir do 2º ano. É preciso informar, além disso, os nomes de três escolas onde se deseja matricular as crianças e a necessidade de educação especializada ou transporte escolar.
O coordenador de matrícula da Semed, Roberval Ferreira, ressalta a importância de os pais prestarem atenção no período de inscrição, pois não haverá prorrogação. Além disso, ele também informa que efetuar a pré-matrícula não garante a vaga, pois a efetivação do processo depende da disponibilidade de vagas nas escolas informadas no ato da inscrição.
A pré-matrícula é feita inteiramente online e pode ser feita de qualquer dispositivo conectado à internet até o próximo domingo (28).
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Prefeitura premia alunos do Projeto Turismo do Saber


Nesta quarta-feira (24), o prefeito Rui Palmeira participou da solenidade de premiação dos 14 alunos da rede municipal que venceram o concurso de frases realizado pelo Projeto Turismo do Saber. A cerimônia aconteceu no auditório do Senac, no bairro do Poço, e encerrou as atividades do projeto referentes ao ano passado.

Turismo do Saber – Premiação Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O Turismo do Saber é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Maceió (Semed) e tem o objetivo de promover a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió e para adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Foram mais de 600 alunos da rede municipal, mais de 200 jovens atendidos pelas Semas nos centros de convivência, 30 crianças com síndrome de Down, todos eles visitando pontos turísticos da nossa cidade. Nosso objetivo é fazer com que os alunos entendam a importância do Turismo para Maceió”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.
Em 2017, participaram do projeto 625 alunos de 14 escolas municipais e as melhores frases produzidas por eles sobre o projeto foram escolhidas por votação feita pela internet. Para participar do concurso, cada aluno escreveu uma frase e as 14 melhores receberam a premiação.
Para a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, uma educação de qualidade tem que ir além da sala de aula. “Para se ter um conhecimento mais amplo, principalmente quando nós falamos de cidadania, temos que sair da sala de aula e aplicar o que nós chamamos de formação complementar, então, este projeto permite um importante crescimento para a formação do cidadão. As secretarias estão trabalhando de forma integrada junto às escolas e aos centros de convivência, proporcionando um conhecimento mais extenso aos nossos alunos”, explicou.

Tainá Macena, da Escola Municipal Hévia Valéria,
primeira colocada no concurso de frases. Foto: Ascom Semed
A primeira colocada no concurso de frases foi Tainá Macena, da Escola Municipal Hévia Valéria, que ganhou um computador. O segundo lugar ficou com o aluno Moisés Gabriel, da Escola Municipal João Sampaio, que ganhou um tablet. Erica Luiza, aluna da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, ficou em terceiro lugar e foi premiada com um telefone celular.
Turismo do Saber – Premiação Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, destacou os avanços obtidos pelo Projeto Turismo do Saber. “Desde sua criação, em 2016, o projeto vem tendo grandes conquistas. Nós dobramos o atendimento, agora são 14 escolas, mais de 600 crianças atendidas e fizemos inovações em 2017, quando integramos não só a Educação, mas também a Assistência Social”, comemorou o gestor.
Leyvson Gomes e Camila Barbosa (estagiária)/ Secom Maceió

Projovem Urbano: Semed convoca para prova de títulos


Candidatos selecionados devem entregar documentação até o dia 26/01.
Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) convoca professores, monitores e técnicos selecionados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Projovem Urbano para apresentarem a documentação exigida na Prova de Títulos.

Os envelopes com os títulos devem ser entregues no período de 24 a 26 de janeiro, no horário das 9h às 16h, na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Pompeu Sarmento, situado na Avenida Muniz Falcão, s/n – Barro Duro. A documentação deverá estar identificada por etiqueta que pode ser emitida pelo sistema da Copeve, na aba Protocolo/Etiqueta para Entrega de Documentação.
A relação de documentos que devem ser apresentados consta em Edital. Será permitido o envio dos títulos pelos Correios, desde que a postagem do envelope ocorra no mesmo período da entrega presencial. O envelope deve ser endereçado à sede da organizadora, situada no Campus A. C. Simões, na Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP 57.072-970, Maceió, AL.
O resultado preliminar da Prova de Títulos será divulgado na data provável de 20 de fevereiro.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Rede Municipal inicia pré-matrícula de novos alunos; faça aqui


Pré-matrícula é feita online no site da Prefeitura. Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia nesta segunda-feira (22) a pré-matrícula de novos alunos da Rede Municipal de Ensino. O processo será feito inteiramente no site da Prefeitura de Maceió até o dia 28 de janeiro. Faça aqui sua matrícula

Para fazer a pré-matrícula, os pais ou responsáveis devem fornecer os dados solicitados pelo sistema até a confirmação da inscrição. Durante o preenchimento, é preciso indicar três opções de escolas onde se deseja matricular a criança. Após a conclusão do cadastro, um comprovante de pré-matrícula será emitido. É importante imprimir e salvar o documento.
De acordo com o coordenador-geral de Informações e Avaliação Escolar da Semed, Roberval Ferreira, a seleção dos estudantes acontecerá observando critérios de existência de vaga na escola pretendida, idade certa para a etapa/ano e a necessidade do aluno em precisar de atendimento educacional especializado ou já ter irmão na escola selecionada.
O coordenador também ressalta a importância de os pais prestarem atenção no período de inscrição, pois o mesmo não será prorrogado. “A pré-matrícula não garante a vaga, pois a efetivação do processo depende da disponibilidade da rede”, alerta Roberval Ferreira.
Resultado da pré-matrícula
Entre os dias 03 e 09 de fevereiro, os pais ou responsáveis legais deverão acessar o site da Prefeitura para consultar a unidade escolar em que o estudante foi alocado, assim como a data e o local de efetivação da matrícula.
Efetivação da pré-matrícula
Após consultar o resultado da pré-matrícula, os pais ou responsáveis devem dirigir-se à escola em que o estudante foi alocado de posse dos documentos necessários para efetivar a matrícula, informados abaixo. O ano letivo da Rede Municipal de Ensino para as escolas que concluíram o calendário 2017 até 20 de janeiro de 2018 terá início no dia 19 de fevereiro.
Pontos de acesso para a pré-matrícula
Para os pais ou responsáveis que não dispõem de acesso à internet, a Semed disponibiliza 15 locais onde o cadastro da pré-matrícula poderá ser feito gratuitamente. Neste caso, os polos só estarão disponíveis até a sexta-feira (26), mas a matrícula online pode ser feita até o dia 28 para quem tiver internet.
Os pontos de apoio para a matrícula são as Escolas Municipais Maria José Carrascosa, Rui Palmeira, José Carneiro, Tradutor João Sampaio, Hermínio Cardoso, Dom Hélder, Lamenha Lins, Pompeu Sarmento, Paulo Bandeira, Pedro Suruagy, Carmelita Gama e Jaime Miranda, os Cmeis Heloísa de Gusmão e Hebert de Souza, e a Semed do Cambona.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

sábado, 20 de janeiro de 2018

Projovem Urbano faz inscrições no Calçadão do Comércio

Tenda será montada na Rua do Comércio para realização de inscrições.
Foto: Ascom Semed
As inscrições para alunos do Projovem Urbano em Maceió serão descentralizadas a partir desta segunda-feira (22). Os interessados poderão se dirigir, até o dia 24 de janeiro, a um ponto volante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na Rua do Comércio. O intuito da ação é facilitar o ingresso do público-alvo no programa.

O posto da Semed será alocado em frente às Óticas Flamengo, e a equipe atenderá no local das 8h às 17h. “Devido à dificuldade de alguns jovens em ir até a Semed, acreditamos que aumentar a oferta de locais de atendimento facilitará o ingresso dos interessados no programa”, disse a coordenadora do Projovem em Maceió, Solange Gouveia.
O Projovem Urbano está disponibilizando 600 vagas para escolas no Jacintinho, Clima Bom, Benedito Bentes, Levada e Prado, com possibilidade de inclusão de outras localidades, a depender da demanda de alunos.
O programa recebe jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica. O curso ofertado possui duração de 18 meses ininterruptos, com aulas no horário noturno. Além da formação do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, o Projovem também oferece qualificação profissional inicial e inclusão digital.
Inscrições
Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir aos pontos de inscrição com cópias e originais da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atual e histórico escolar. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-4555.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Inscrições para seleção do Projovem Urbano terminam nesta quinta


Inscrições são feitas no site da Copeve. Foto: Divulgação
As inscrições para preenchimento de vagas no cadastro reserva de professores, monitores e demais técnicos do ProJovem Urbano terminam nesta quinta-feira (18). Os interessados devem acessar o site da Copeve para se inscrever. Lá também é possível encontrar todas as informações sobre a seleção.

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) é voltado para educadores do Ensino Fundamental nas especialidades de educador de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências humanas, ciências naturais, participação cidadã, qualificação profissional – área de telemática, qualificação profissional – área de administração; educador de sala de acolhimento dos filhos dos alunos; monitores de atividades práticas nas áreas de telemática e administração e de merendeiros.

Todos os cargos têm jornada de 30h semanais e remuneração de até R$ 1.500. A taxa de inscrição para participar do PSS varia entre R$ 30 e R$ 50 e a seleção será feita por análise de títulos. O resultado do certame está previsto para 14 de março.


Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Alunos da rede municipal lançam livro sobre cultura alagoana

Professores e alunos da Escola Municipal Jaime Miranda criaram o livro intitulado “O que é que Alagoas tem!”, que aborda de forma lúdica os costumes e tradições culturais do Estado. O lançamento acontece nesta quinta-feira (18), às 16h, no ginásio poliesportivo da escola.O livro foi desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores e alunos da Escola Jaime Miranda, além de parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e reúne conteúdos das disciplinas de geografia, história, artes, português e ciências, das turmas de 8º e 9º anos.

A programação começa com uma tarde de autógrafos, seguida de apresentação de danças e folguedos alagoanos, como o pastoril e o coco de roda.
De acordo com a vice-diretora da escola, Jaqueline Fragozo, esse evento tem o intuito de comemorar os 200 anos de Alagoas. “Reunimos os alunos para visitar algumas cidades históricas, como Marechal Deodoro, Penedo e União dos Palmares. Lá eles puderam observar as manifestações culturais de cada região do Nordeste alagoano. A partir dessa experiência, foram produzidos desenhos e poemas que foram expostos no livro”, explica.
A professora do Ifal Adriana Thiara Oliveira, que representa o instituto no projeto, destacou o convênio com a Semed, por meio do Núcleo Prático de Relações Públicas (Nurpe), desenvolvido pelos alunos do curso de Turismo e Hotelaria, onde ela é orientadora.
Thiara explica que os alunos acompanharam as visitas às cidades históricas e para essas atividades, os alunos produziram um roteiro com informações turísticas. Ela destaca que a atividade guiada foi muito positiva para os alunos do Ifal, que exercitaram a prática da produção de roteiro. “Os alunos não foram guias de turismo, eles  produziram o roteiro e acompanharam a viagem. Isso é interessante porque dialoga com as disciplinas que eles estudam ao longo do curso, fazendo esse intercâmbio entre teoria e prática”, afirma a professora.


Stephanie Ferreira (estagiária) – Ascom-Semed

Pré-matrícula para novos alunos tem início no dia 22


Estudantes da Escola Municipal Francisco Melo.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
No período de 22 a 28 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia a pré-matrícula para novos alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió. O processo será feito inteiramente on-line no site da Prefeitura de Maceió.

De acordo com o coordenador-geral de Informações e Avaliação Escolar da Semed, Roberval Ferreira, a seleção dos estudantes acontecerá observando critérios de existência de vaga na escola pretendida, idade certa para a etapa/ano e a necessidade do aluno em precisar de atendimento educacional especializado ou já ter irmão na escola selecionada.
Para realizar a pré-matrícula, os pais ou responsáveis devem fornecer os dados solicitados até a confirmação da inscrição. No ato do preenchimento dos dados é preciso indicar três opções de escolas onde desejam matricular a criança. Após a conclusão deste cadastro, um comprovante de pré-matrícula será emitido. É importante imprimir e salvar o documento.
O coordenador ressalta que os pais devem prestar bastante atenção com o período de cadastro da pré-matrícula. Ele reforça ainda que para fazer o cadastro é necessário ter em mãos dados essenciais da criança, além dos nomes oficiais das três escolas mais próxima de sua residência. “É importante não perder o prazo, pois não será prorrogado”, disse Ferreira lembrando que a pré-matrícula não garante a vaga, por que depende da disponibilidade da rede. O resultado da seleção será divulgado também no site da Prefeitura.
Resultado da Pré-Matrícula
Entre os dias 03 e 09 de fevereiro, os pais ou responsáveis legais deverão acessar o site da Prefeitura para consultar a unidade escolar em que o estudante foi alocado, assim como a data e o local de efetivação da matrícula.
Efetivação da Pré- Matrícula
Após o resultado da Pré-Matrícula os pais ou responsáveis devem dirigir-se à escola designada para o estudante de posse dos documentos necessários para efetivar a matrícula. O ano letivo da Rede Municipal de Educação para as escolas que concluíram o calendário 2017 até 20 de janeiro de 2018 terá inicio no dia 19 de fevereiro.
Pontos para a Pré-Matrícula
Para os pais que não dispõem de acesso a internet, a Semed indica 15 locais para auxiliá-los durante o processo de cadastro da Pré-Matrícula online.
Confira:
Escola Municipal Maria José Carrascosa;
Escola Municipal Rui Palmeira;
Escola Municipal José Carneiro;
Escola Municipal Tradutor João Sampaio;
Escola Municipal Hermínio Cardoso;
Escola Municipal Dom Hélder;
Escola Municipal Lamenha Lins;
Escola Municipal Pompeu Sarmento;
Escola Municipal Paulo Bandeira;
Escola Municipal Pedro Suruagy;
Escola Municipal Carmelita Gama;
Escola Municipal Jaime Miranda;
Centro Municipal de Educação Infantil Heloisa de Gusmão;
Centro Municipal de Educação Infantil Hebert de Souza;
Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Cambona.
Ascom Semed

Professora da Rede Municipal apresenta projeto em São Paulo


A docente utilizou um jogo de tabuleiro para ensinar sua disciplina.
Foto: Arquivo Pessoal
A professora Jacira Maria da Silva, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, se apresentou na última segunda-feira (15) durante o I Evento Regional de Práticas Exitosas – Edição Nordeste. A cerimônia aconteceu em São Paulo e contou com a apresentação das práticas exitosas alcançadas por meio do Programa MenteInovadora, da Mind Lab, em todo o Nordeste.
A docente oralizou o trabalho “Interpretação e Produção Textual com o jogo Gamão” para representantes de vários estados da região. Durante a ocasião, ela explicou o funcionamento de sua prática, a metodologia utilizada e os resultados obtidos com a experiência.
Jacira elaborou uma sequência didática usando o contexto do gamão para ensinar Língua Portuguesa aos estudantes. Ela utilizou as leituras do material disponibilizado aos professores como complemento para desenvolver a prática. De acordo com a professora, a experiência auxiliou na união dos estudantes em sala de aula, expandiu sua visão como educadora e mediou seu olhar para as práticas pedagógicas.
Ao fim de sua participação no evento, ela agradeceu a oportunidade e o reconhecimento de seu projeto. “É uma honra ter meu trabalho reconhecido a nível nacional. A experiência que estou vivenciando renovou meus propósitos para sempre realizar o meu melhor, e os resultados que obtive com meus alunos me dá forças para driblar os obstáculos da profissão”, disse Jacira.
O Projeto MenteInovadora é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Mind Lab, empresa especializada na criação de jogos que estimulam o desenvolvimento de habilidades e
o raciocínio de forma lúdica e interativa.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Projovem Urbano: Semed descentraliza locais de inscrição


Tenda será montada na Rua do Comércio para realização de inscrições.
Foto: Mauro Fabiani /Ascom Semed
As inscrições para o Projovem Urbano em Maceió serão descentralizadas. Os interessados poderão se dirigir, entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro, a um ponto volante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Rua do Comércio, no Centro, e à Escola Municipal Selma Bandeira, situada no Benedito Bentes, a partir desta terça-feira (16).
No Centro, os interessados deverão comparecer ao posto da Semed em frente às Óticas Flamengo. A equipe atenderá no local das 8h às 17h. Já na Escola Selma Bandeira, a matrícula poderá ser feita das 18h às 20h. A unidade trabalhará em regime de plantão para receber as inscrições.
“Devido à dificuldade de alguns jovens para se deslocar até a Semed, acreditamos que aumentar a oferta de locais de atendimento facilitará o ingresso dos interessados no Projovem”, disse a coordenadora do Programa em Maceió, Solange Gouveia.
O Projovem Urbano está disponibilizando 600 vagas para escolas no Jacintinho, Clima Bom, Benedito Bentes, Levada e Prado, com possibilidade de inclusão de outras localidades, a depender da demanda de alunos. O programa recebe jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica em algum momento de sua vida escolar. O curso ofertado possui duração de 18 meses ininterruptos, com aulas no horário noturno e, além da formação do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, também oferece qualificação profissional inicial e inclusão digital.
Inscrições
Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir aos pontos de inscrição com cópias e originais da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atual e histórico escolar. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-4555.
 Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Transferência interna: consulta de resultado sai 19/01


É preciso dirigir-se à escola de origem do aluno para saber o resultado.
Pais e responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino poderão conferir o resultado da solicitação de transferência entre escolas municipais para o ano letivo de 2018 a partir do dia 19 de janeiro. Para saber se o processo foi deferido, é necessário que eles se dirijam à escola de origem para fazer a consulta.


Após a verificação os pais ou responsáveis devem, entre 22 e 24 de janeiro, realizar a matrícula na escola em que o aluno foi realocado. Para isso, é necessário comparecer ao local portando a documentação exigida, que pode ser consultada abaixo.
O estudante que não for realocado em nenhuma das opções tem sua vaga garantida na sua unidade escolar de origem, desde que a escola oferte a série que o aluno cursará. Há exceção para estudantes que estiverem saindo da educação infantil. Eles precisam ser encaminhados, necessariamente, para outra unidade de ensino.
Mais informações podem ser obtidas na Comissão de Matrícula na Semed pelo telefone 3315-4720.
Documentos necessários:
Histórico ou declaração escolar;
Certidão de nascimento ou casamento;
CPF do estudante;
Cartão do SUS;
Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
Cartão de vacinação (para crianças de até sete anos);
RG e CPF originais do responsável;
Comprovante de residência;
Três fotos 3×4;
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Encontro debate práticas educacionais nos Cmeis


Gestoras dos Cmeis trocam experiências de suas unidades. Foto: Ascom Semed
Equipes dos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) da rede municipal de ensino participaram de um encontro, na última quarta-feira (10), a fim de conhecer o trabalho realizado no Cmei Elza Lira. A experiência nasceu da necessidade de conhecer as práticas pedagógicas do local e intercambiar os saberes e fazeres pedagógicos da rede para essa etapa de ensino.

Na ocasião, a equipe conheceu as instalações do Cmei e em uma roda de conversa, ouviu experiências da equipe que gere a unidade. Participaram da iniciativa 25 gestoras e 5 técnicos, que também fizeram uma visita às instalações do local para compreender o espaço em que as crianças são atendidas. Durante o passeio, conheceram a logística de atendimento, a organização do espaço e a realização das práticas no local.
Equipe visita as dependências do Cmei. Foto: Colaboração CEI/Semed
A gestora Carmem Couto, que esteve à frente da instituição por 10 anos, explicou na oportunidade como é a jornada diária das crianças dentro do local. Alimentação, sono, brincadeiras, troca de fraldas e higiene dos bebês foram alguns dos assuntos discutidos. Por fim, a diretora fez uma explanação oral onde explicou a metodologia de implantação dos indicadores de qualidade da educação infantil.
“Foi um momento muito rico e proveitoso. Uma de nossas metas para 2018 é incluir esses encontros no calendário permanente da Educação Infantil. Alguns de nossos Cmeis, mesmo sendo denominados creches, não possuem a prática de trabalhar com crianças com menos de um ano. Por isso, já redefinimos o atendimento das crianças para a partir dos 6 meses, mas havendo necessidade de alguma família, atenderemos até recém-nascidos”, informa Angelina Araújo, coordenadora de Ensino Infantil da Semed.
O Cmei Elza Lira é a creche mais antiga da rede. A unidade possui 40 anos de funcionamento e realiza um trabalho reconhecido por sua excelência.
Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

Semed garante assistência escolar a crianças com microcefalia

Grupo Ciranda do Cuidado esteve presente na reunião.
Os familiares de crianças com microcefalia nascidas em Maceió participaram, na última terça-feira (09), de uma reunião onde foram abordadas estratégias de inclusão educacional. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na ocasião, estiveram presentes membros do grupo Ciranda do Cuidado, que reúne pais e responsáveis pelos bebês acometidos pela síndrome, além dos representantes das coordenações de Educação Especial, Informação e Avaliação e Educação Infantil da Semed. A discussão aconteceu em torno das formas pelas quais a secretaria garantirá a formação educacional para essas crianças, desde a matrícula à conclusão do ensino fundamental.
“No primeiro momento, está sendo feito o planejamento das metodologias que serão empregadas nas escolas, como o atendimento às mães e encaminhamento dos alunos às unidades de ensino, mas também discutimos a capacitação de professores e demais técnicos da educação”, informou a diretora de gestão educacional da Semed, Maria José Pereira.
Ela também falou sobre a importância da inclusão dessas crianças no âmbito escolar. “Esse é um direito que não pode ser negado a elas, por isso, o compromisso da Semed é garantir que recebam a assistência necessária para uma formação educacional de qualidade”.
Vale ressaltar que as crianças portadoras da síndrome congênita causada pelo zika vírus já contam com importante iniciativa na assistência à saúde e apoio psicossocial através da SMS.
Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Confira locais para realização da pré-matrícula on-line

Alunos da Escola Municipal Pedro Suruagy. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai disponibilizar 15 polos para a realização da pré-matrícula de novos alunos da Rede Municipal de Ensino. Esses lugares serão distribuídos de acordo com a necessidade da região. O processo será feito inteiramente on-line, pelo site da Prefeitura de Maceió no período de 22 a 28 de janeiro de 2018.

De acordo com o coordenador-geral de Informações e Avaliação Escolar, Roberval Ferreira, é preciso ficar atento com o prazo e os documentos necessários para a pré-matrícula. “Os responsáveis devem prestar bastante atenção com o tempo da pré-matrícula, pois não iremos prorrogar. Para fazer o cadastro, é necessário ter em mãos dados essenciais da criança, além dos nomes oficiais das três escolas de seu interesse”, informou.


A distribuição dos estudantes acontecerá observando critérios como a existência de vaga na escola pretendida, idade certa para a etapa/ano, a necessidade de o aluno precisar de atendimento educacional especializado ou já ter irmão/irmã na escola selecionada em uma das três opções.
Efetivação da matrícula
Entre os dias 03 e 09 de fevereiro, os pais ou responsáveis legais deverão acessar o site da Prefeitura para consultar a unidade escolar em que o estudante foi alocado, assim como a data e o local de efetivação da matrícula. Em seguida, devem dirigir-se à escola designada para o estudante munidos dos documentos necessários para a matrícula. O início do ano letivo será no dia 19 de fevereiro nas unidades escolares que concluíram o calendário de 2017 até 20 de janeiro de 2018.
Pontos para a pré-matrícula
Escola Municipal Maria José Carrascosa;
Escola Municipal Rui Palmeira;
Escola Municipal José Carneiro;
Escola Municipal Tradutor João Sampaio;
Escola Municipal Hermínio Cardoso;
Escola Municipal Dom Hélder;
Escola Municipal Lamenha Lins;
Escola Municipal Pompeu Sarmento;
Escola Municipal Paulo Bandeira;
Escola Municipal Pedro Suruagy;
Escola Municipal Carmelita Gama;
Escola Municipal Jaime Miranda;
Centro Municipal de Educação Infantil Heloisa de Gusmão;
Centro Municipal de Educação Infantil Hebert de Souza;
Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Cambona. 

Stephanie Ferreira (estagiária)/ Ascom Semed