segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Prefeitura e Pnud discutem atividade física nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), discutiu, na tarde desta segunda-feira (29), no auditório Paulo Freire, no bairro da Cambona, a importância das atividades físicas nas unidades de ensino. Na oportunidade foi apresentado o relatório “Movimento é Vida – Atividades físicas e esportivas para todas as pessoas”. O documento traz um conjunto de parâmetros que mostra o quanto uma escola é ativa. A responsável pela condução do debate foi a representante do Pnud/Brasília, Andréa Bolzon.
Encontro reúne representantes do Pnud e Semed com educadores.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Além da equipe da Semed, encabeçada pela secretária municipal de educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, o encontro contou com representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e das secretarias de Educação dos municípios de Pilar, Barra de Santo Antônio e Barra de São Miguel.  Também participou do encontro, o secretário-executivo de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Charles Hebert.

“A gente vem trabalhando com uma investigação para saber o que são escolas ativas, como saber se uma unidade de ensino é menos ou mais ativa. O resultado deste estudo foi lançado no ano passado. Por meio da nossa investigação criamos uma regra para fazer essa medição. A escola precisa ser amiga do movimento, pois a atividade física e mental está interligada”, frisou Andreia. Para ela, a maioria das escolas brasileiras está no nível elementar no quesito disponibilidade de espaço para atividades físicas.
Encontro reúne representantes do Pnud e Semed com educadores.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Ana Dayse Doria destacou a importância do evento. “Estamos iniciando o ano com novidades. Desde o final do ano passado, o Pnud havia nos consultado sobre a possibilidade de Maceió ter a sua Rede Municipal pesquisada sobre o desenvolvimento corporal e humano das crianças. Então, nós nos colocamos à disposição do Pnud para sermos pesquisados enquanto Rede, porque há pesquisa feitas no país, em escolas públicas e privadas, que mostram que as crianças não estão tendo o devido desenvolvimento com a atividade física. A escolha de Maceió para participar da coleta desses dados irá contribuir para uma troca de experiência e planejamento para o município e para o país”, ressaltou.
Ana Dayse Dorea, secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, falou sobre a criação de parâmetros para avaliação das escolas. “A pedido do Pnud de Brasília estamos aqui reunidos com algumas secretarias da região metropolitana, com representantes da Ufal e Secretaria de Esporte do Estado para participar de um debate por uma proposta de uma pesquisa sobre a escola ativa, pois acreditamos em uma educação em movimento”, colocou.
Rita Ippólito, coordenadora do Projeto Semed/Pnud. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A pesquisa vai criar um indicador educacional, que possa medir quantas escolas brasileiras estão reconhecendo o valor do movimento de crianças e jovens dentro das unidades de ensino.
Renata Ribeiro, gerente do Semed/Pnud. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A gerente do projeto Semed/Pnud, Renata Ribeiro, destacou a importância da atividade para o desenvolvimento cognitivo das crianças. “Hoje a gente está falando mais um pouco do nosso projeto de cooperação técnica. Nós estamos debatendo especificamente a importância da atividade física dentro da escola. Queremos quebrar esse ciclo da criança sentada, prestando atenção. Já existem pesquisas comprovando que as crianças conseguem desenvolver melhor o raciocínio delas quando estão ativas. Às vezes precisa de muito pouco para fazer isso. Então queremos fazer um estudo de caso nas escolas da capital”, afirmou.
Leyvson Gomes e Marcondes Leite (estagiários)/ Secom Maceió

Nenhum comentário: