quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Encontro debate práticas educacionais nos Cmeis


Gestoras dos Cmeis trocam experiências de suas unidades. Foto: Ascom Semed
Equipes dos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) da rede municipal de ensino participaram de um encontro, na última quarta-feira (10), a fim de conhecer o trabalho realizado no Cmei Elza Lira. A experiência nasceu da necessidade de conhecer as práticas pedagógicas do local e intercambiar os saberes e fazeres pedagógicos da rede para essa etapa de ensino.

Na ocasião, a equipe conheceu as instalações do Cmei e em uma roda de conversa, ouviu experiências da equipe que gere a unidade. Participaram da iniciativa 25 gestoras e 5 técnicos, que também fizeram uma visita às instalações do local para compreender o espaço em que as crianças são atendidas. Durante o passeio, conheceram a logística de atendimento, a organização do espaço e a realização das práticas no local.
Equipe visita as dependências do Cmei. Foto: Colaboração CEI/Semed
A gestora Carmem Couto, que esteve à frente da instituição por 10 anos, explicou na oportunidade como é a jornada diária das crianças dentro do local. Alimentação, sono, brincadeiras, troca de fraldas e higiene dos bebês foram alguns dos assuntos discutidos. Por fim, a diretora fez uma explanação oral onde explicou a metodologia de implantação dos indicadores de qualidade da educação infantil.
“Foi um momento muito rico e proveitoso. Uma de nossas metas para 2018 é incluir esses encontros no calendário permanente da Educação Infantil. Alguns de nossos Cmeis, mesmo sendo denominados creches, não possuem a prática de trabalhar com crianças com menos de um ano. Por isso, já redefinimos o atendimento das crianças para a partir dos 6 meses, mas havendo necessidade de alguma família, atenderemos até recém-nascidos”, informa Angelina Araújo, coordenadora de Ensino Infantil da Semed.
O Cmei Elza Lira é a creche mais antiga da rede. A unidade possui 40 anos de funcionamento e realiza um trabalho reconhecido por sua excelência.
Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

Nenhum comentário: