segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Encontro discute diretrizes da Educação Infantil


Encontro visa discutir práticas da modalidade de ensino.
Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta segunda-feira (29), o primeiro encontro de formação da Educação Infantil para o ano letivo de 2018. A reunião aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire e teve como objetivo socializar e informar as diretrizes pedagógicas a serem seguidas este ano, além de subsidiar os professores no desenvolvimento do trabalho docente.

Na ocasião, foram discutidas as inclusões efetivas da educação especial, além do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a parceira com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o aprimoramento nos campos de experiência, oralidade, pensamento, fala e imaginação.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, os encontros são fundamentais para o planejamento das diretrizes escolares. “Antes de dar início ao ano letivo, convidamos gestoras e coordenadoras para que venham nos ouvir. Tudo que é pensado passa pelo crivo delas. Após a definição das diretrizes gerais, as equipes técnicas já iniciam o acompanhamento do trabalho nas escolas. Esse processo é importante para que as gestoras das escolas participem ativamente de todo o processo”, explicou.
As diretrizes também encontram-se nas Orientações Curriculares do Ensino Infantil, publicação produzida pela Semed em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A coordenadora geral do Projeto Semed/Pnud em Maceió, Rita Ippolito, destacou a importância das reuniões no alinhamento das ações. “É um instrumento para dar suporte ao desafio enorme dos diretores da Rede Municipal de Ensino. É preciso enxergar a escola como um coletivo onde todos os dados escolares são discutidos de forma que vise a melhoria da qualidade da educação”, disse.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: