Encontro visa discutir práticas da modalidade de ensino. Foto: Ascom Semed |
Na ocasião, foram discutidas as inclusões efetivas da educação especial, além do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a parceira com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o aprimoramento nos campos de experiência, oralidade, pensamento, fala e imaginação.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, os encontros são fundamentais para o planejamento das diretrizes escolares. “Antes de dar início ao ano letivo, convidamos gestoras e coordenadoras para que venham nos ouvir. Tudo que é pensado passa pelo crivo delas. Após a definição das diretrizes gerais, as equipes técnicas já iniciam o acompanhamento do trabalho nas escolas. Esse processo é importante para que as gestoras das escolas participem ativamente de todo o processo”, explicou.
As diretrizes também encontram-se nas Orientações Curriculares do Ensino Infantil, publicação produzida pela Semed em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A coordenadora geral do Projeto Semed/Pnud em Maceió, Rita Ippolito, destacou a importância das reuniões no alinhamento das ações. “É um instrumento para dar suporte ao desafio enorme dos diretores da Rede Municipal de Ensino. É preciso enxergar a escola como um coletivo onde todos os dados escolares são discutidos de forma que vise a melhoria da qualidade da educação”, disse.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed
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