sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Alunos da Escola Selma Bandeira recebem projeto de leitura


Alunos se apresentando (Foto: Ascom Semed)
Cerca de 320 alunos da Escola de Ensino Fundamental Selma Bandeira, participaram, nessa quinta-feira (27), do Projeto de Leitura, realizado pelo setor de avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). A ação aconteceu no pátio da escola, com o objetivo de estimular a leitura e a prática da oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental.

Durante as atividades, os alunos das turmas do primeiro, segundo e terceiro anos fizeram diversas apresentações baseadas em contos infantis e fábulas, a exemplo de danças, contação de história, recital de poemas, entre outras.
Segundo a coordenadora pedagógica, Alessandra de Almeida, o envolvimento dos pequenos alunos com o projeto é de forma bastante espontânea e “encantadora”. “Há um diferencial porque a gente não obriga as crianças a se apresentarem, elas que se apresentam e dizem o que querem contar”, disse.
A coordenadora destacou ainda que a ação é um diferencial para o desenvolvimento das crianças. “Esses momentos são nota mil, pois um projeto de leitura como esse tende a melhorar a vida do aluno que às vezes não tem o costume de leitura em casa, e o espaço que ele pode fazer isso é na escola”, finalizou Alessandra.
Fátima Serra, coordenadora da Escola Selma Bandeira, interagindo com os alunos
De acordo com a professora Eudymar Floriano, assessora técnico-pedagógica do setor de Avaliação Escolar da Semed, o trabalho é parte integrante do projeto Autoavaliação de Escolas que vem sendo realizado desde o ano passado. “A escola se lançou e vem fazendo um trabalho sólido de leitura, desenvolvendo com mais segurança e consistência suas ações pedagógicas e organizacionais a partir das intervenções do levantamento e análises de dados feitos desde o último ano, para a construção do Plano de Ação de Melhorias da Escola”, relatou.

As crianças revelaram ter adquirido um grande conhecimento através das atividades aplicadas pelas professoras da Escola Selma Bandeira. “Gostei muito porque estou aprendendo a ler e também gostei das histórias. Não é todo dia que temos essa oportunidade”, falou Islane Silva, que tem 9 anos de idade.
Para a pequena Mirela Yasmin, de 8 anos, a assistência das professoras durante o evento foi fundamental para o aprendizado. “Eu gosto que a professora ensina a gente muito bem e eu gosto disso”, revelou.
JC Oliveira (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: