Estudantes do 9º anos de escolas municipais são estimulados a conhecer carreira jurídica |
Para alguns, o primeiro contato com a esfera judicial. Para outros, o possível despertar pela carreira jurídica em sua vida profissional. Assim foi a tarde do último dia 25, no fórum do Barro Duro, em Maceió. O Projeto Jovem Juiz, de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Escola Superior da Magistratura (Esmal), permitiu que estudantes do 9º ano de escolas do Município participassem de uma reflexão sobre Justiça, mediação de conflitos e exercício de cidadania.
Nesta etapa do projeto, participaram da ação alunos das Escolas municipais José Haroldo da Costa, João Sampaio, Padre Pinho e Antídio Vieira. “Os estudantes são selecionados através de uma atividade em sala de aula. Apresentamos um conflito hipotético e os alunos devem solucioná-lo. A resposta deve ser dada em uma redação e quem se destacar recebe a oportunidade de participar do projeto”, explicou a coordenadora do departamento de Programas Educacionais da Semed, Aline Machado Nunes.
De acordo com Projeto, os estudantes selecionados conhecem a rotina dos juízes, as funções que os magistrados desempenham, bem como a dos promotores e defensores públicos. “Eles também conhecem o papel dos jurados e compreendem que ali está a representação da sociedade”, disse Aline.
O Projeto também possibilita que sejam trabalhados, com os estudantes, habilidades de escuta, observação, argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.
Delane Barros/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário