sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Escola promove conscientização sobre trabalho infantil


Sandra Pimentel, diretora da Escola Municipal Audival Amélio.
Foto: Mauro Fabiani/Ascom Semed
Conscientizar pais e alunos de que lugar de criança é na escola e não no trabalho. Com esse objetivo, a Coordenação de Centros e Núcleos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu a comunidade da Escola Municipal Audival Amélio, na tarde dessa quinta-feira (27), para uma conversa séria sobre o assunto. O conselheiro municipal da Criança e do Adolescente de Rio Largo, Everton Rodrigues, realizou uma palestra nesse sentido.

Para o conselheiro, é fundamental reconhecer que o trabalho de educar só será exitoso se realizado de forma conjunta, tanto escola quanto família, atuando com o mesmo objetivo e no mesmo sentido. “É fundamental ressaltar que o trabalho infantil provoca sérios danos na formação da criança e é alarmante o índice de registro de menores em locais de trabalho. Isso precisa ser discutido para que pais e familiares sejam conscientizados e, dessa forma, acabar com essa realidade”, resumiu o conselheiro, acrescentando que considera importante a parceria firmada com a Semed para estabelecer a clara definição dos papéis de pai, mãe e de professor.
Everton Rodrigues, conselheiro tutelar. Mauro Fabiani/Ascom Semed
A assistente social da escola, Lorene Galdino, também acha fundamental executar ações que objetivam erradicar, definitivamente, o trabalho infantil. “Criança dá trabalho, mas não trabalha. Isso precisa ficar suficientemente claro”, defende ela. Por esse motivo, ela destaca a importância da informação para a escola sobre legislação e penalidades.

Mãe de aluno matriculado no 7º ano na Escola Audival Amélio, Ediene Conceição da Silva, reconhece a importância da discussão. “Espero que esse projeto não acabe”, apela, referindo-se à execução do Projeto Novo Mais Educação, realizado na unidade de ensino e que possibilita a permanência do aluno por mais tempo no prédio.
A coordenadora do Projeto Novo Mais Educação na Secretaria Municipal de Educação (Semed), Edileuza Maciel, reforça que um dos focos da iniciativa é esse, visto que oferece ao estudante atividades esportivas e curriculares, no contraturno escolar, agindo diretamente no combate ao trabalho infantil e evitando, dessa forma, a permanência de crianças nas ruas.
A diretora-geral da escola, Sandra Pimentel Dantas, avalia que o programa agrega no sucesso e formação das crianças. “Trata-se de um assunto muito importante, com vistas a conscientizar a comunidade como um todo”, complementou.

Delane Barros / Ascom Semed

Nenhum comentário: