sábado, 22 de setembro de 2018

Alunos do Núcleo de Línguas estrangeiras visitam museu


Alunos do Núcleo de Línguas estrangeiras visitam museu Théo Brandão
As oportunidades culturais são sempre bem recebidas pela população. É o que demonstram os alunos do Núcleo de Línguas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante visita realizada na tarde dessa quinta-feira (20) ao Museu Théo Brandão. Na oportunidade, 23 alunos dos cursos de inglês e espanhol conheceram toda a estrutura de funcionamento e o acervo do local. Durante a visita, o misto de curiosidade, encantamento e despertar de um momento novo envolveram os alunos.

Aluna de inglês do Núcleo de Línguas, Vitória Nathaly destacou a importância da visita como crescimento cultural e informativo para ela e para toda a turma. “Esse é um momento de grande importância”, disse ela. “Porque é essencial, para nós, conhecermos a história do nosso Estado. Descobri, hoje, fatos que jamais teria conhecimento sem estar aqui nesse local”, complementou Nathaly. A estudante destacou elementos que identificou na visita e que lhe chamaram atenção, como peças de artesanato, aspectos da religiosidade e a valorização da cultura em geral.
Outra aluna de espanhol, Thainá Luna confessa jamais ter entrado em um museu. “Nunca tive essa oportunidade e o acesso à cultura é difícil, não sei se por responsabilidade da escola ou falta de pesquisas”, aponta. Como pontos que considera importante na visita, Thainá enumera as informações que recebeu sobre a dança, seu aspecto histórico e cultural e a presença indígena na História de Alagoas. “Ouvimos falar nas aulas de História, mas ver é mais fácil para lembrar e conhecer”, opina.
O professor de inglês Jeferson Simons vê no contato dos alunos com o museu um horizonte mais amplo como experiência de vida dos alunos. “São contatos como esses que abrem uma perspectiva cultural para esses alunos. Muitas vezes nem mesmo nós conhecemos a História do próprio Estado, então a presença no museu representa o contato com a cultura em todos os seus aspectos e propicia um horizonte amplo e novo para esses alunos”, avalia o professor. Ele acrescentou que, após a visitação, os alunos serão instigados a produzir redações, através das quais possam expor suas opiniões e até mesmo identificar a sensibilidade de cada um, aspecto tão importante quando a temática é arte e cultura.
A coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, Ticyane Bentes, avalia a visita como importante, por possibilitar o acesso ao conhecimento. Segundo ela, a próxima agenda com os alunos será uma visita ao município de Penedo, a fim de explorar toda a riqueza histórica e cultural da cidade localizada às margens do Rio São Francisco, no litoral Sul do Estado.

Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: