Mais uma vez, a administração municipal reafirma seu compromisso com o funcionalismo público, cumprindo rigorosamente sua programação, pagando os salários dos servidores dentro do mês trabalhado.
Fonte: Secom Maceió
É um informativo publicado pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Seu objetivo é tornar público as ações da instituição. Acesse também maceio.al.gov.br
O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, recebeu a visita de dois dirigentes do Banco do Brasil em Alagoas, que fizeram a entrega da primeira remessa do kit de livros integrante da coleção Projeto Memória. Inicialmente, o banco recebeu 21 kits, mas o propósito é atender a todas as 132 escolas do município. O projeto é idealizado desde 1997 pela Fundação Banco do Brasil e enviado a cerca de 18 mil escolas públicas de todo o Brasil.
De acordo com o gerente geral da agência do Setor Público do Banco do Brasil, André Luiz Fernandes Mascarenhas, toda a produção recebe incentivo federal. Acompanhado da gerente de relacionamento da agência, Ariana Régia, ele entregou o kit intitulado “João Cândido – A Luta pelos Direitos Humanos”. Para o secretário Thomaz Beltrão, a obra representa mais um incentivo ao engrandecimento da escola pública, bem como a melhora da qualidade do ensino da capital.
O conjunto é composto por três almanaques históricos, três guias de orientação ao professor, um cartaz e um DVD com todas as peças que compõem o projeto e faz parte de uma exposição itinerante, que percorre cerca de 800 municípios de norte a sul do Brasil.
QUEM FOI
O marinheiro João Cândido Felisberto foi um dos líderes da Revolta da Chibata. Filho de ex-escravos, entrou para a Marinha aos 15 anos. Em 1910, junto com seus companheiros, se rebelou contra as injustiças da Marinha. Os marinheiros exigiam melhoria no soldo, alimentação digna e o fim da prática da chibata nos navios brasileiros.
O levante parou o Rio de Janeiro e a cidade ficou sob a mira de canhões dos mais modernos navios de guerra do mundo. O governo cedeu aos rebeldes e anistiou-os. Foi o fim da chibata na Marinha brasileira. No entanto, as autoridades mudaram de ideia e a anistia foi invalidada dias depois de concedida. João Cândido e seus companheiros foram perseguidos, presos e expulsos da corporação. Alguns líderes foram mortos. João Cândido morreu em dezembro de 1969 e deixou ao País um legado de luta pelos direitos humanos.
Os alunos da escola Casa da Amizade, localizada no Tabuleiro, encerraram o projeto Brincar de Poesia, com uma grande apresentação. Os estudantes trabalharam textos de poetas brasileiros e estrangeiros, desde que o enfoque fosse sempre o universo infantil. O objetivo da escola, com a iniciativa, foi trabalhar a linguagem dos estudantes e o processo de socialização.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Eliane de Araújo Lima, a riqueza da língua portuguesa possibilitou inúmeras possibilidades na construção dos textos. “Escolhemos poetas conhecidos, como Vinícius de Moraes e José Paulo Paes, isso porque eles focam seus textos no público infantil”, esclareceu ela.
Há quatro anos a escola deu início a esse projeto e o retorno foi bastante visível, conforme avaliação da direção da unidade de ensino. “Percebemos um grande processo de socialização dos alunos”, considerou Eliane. A coordenadora pedagógica destaca que, para o êxito das atividades, a união do corpo diretivo é fundamental. A diretora da escola, Marilene Cavalcante Freire e a vice-diretora Lenice Ferreira Lira se empenharam de forma eficaz para o desenvolvimento das atividades da escola, bem como o envolvimento dos pais.
Para Christiane Dantas de Oliveira, mãe de um casal de alunos matriculados na escola Casa da Amizade, o projeto Brincar de Poesia propiciou aumento da capacidade de leitura dos filhos. “Como eles trabalharam a linguagem na escola, rapidamente percebi a evolução deles. Com isso, eles hoje assinam o nome com naturalidade. É muito bom”, ressalta ela.
Monitoramento e controle social dos recursos da educação é o foco do programa Formação pela Escola, que teve nesta segunda-feira (20) o encerramento dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas. O evento aconteceu no auditório Paulo Freire, na Semed e contou com a participação de diretores, professores, pais de alunos e colaboradores da Secretária Municipal de Educação.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada à Distancia, que é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com Ministério da Educação (MEC) e a Secretária de Educação à Distância (SEED). Seu objetivo é oferecer aos cidadãos a oportunidade de conhecer quais os recursos que financiam a educação básica.
Para Tereza Neuma, coordenadora estadual do programa, os cursistas podem avaliar o funcionamento das ações financiadas pelo FNDE nas escolas, realizando um controle social dos recursos utilizados. Ela afirma ainda, “é possível fazer uma analise do conteúdo com a realidade que eles vivenciam no espaço educativo”.
O programa Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas, realizados em duas fases, a distancia através do material didático oferecido no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e presencial que acontece em dois momentos específicos, no início e encerramento do curso para socialização e troca de experiências. Cada módulo possuem tutores que acompanham os cursitas no seu processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas e motivando-os.
A perspectiva é que ao final do programa os cursistas tenham refletido a importância e a necessidade da participação efetiva na decisão a serem tomadas no cotidiano escolar, buscando um compromisso coletivo que objetivam resultados significativos na educação. “Numa abertura de participar de fato junto com a escola, do fazer democrático participativo”, afirma Neide Barbosa, tutora do programa.
A direção da escola Maria José Clemente, localizada no Benedito Bentes, encontrou nas festividades de final de ano o momento ideal para reunir a comunidade escolar. Para lembrar a chegada do final de ano, a unidade de ensino realizou o I Festival do Picolé e da Pipoca. Os alunos que participaram da programação compraram o ingresso a R$ 2 cada, com direito ao consumo de até três picolés e três pacotes de pipoca. O evento é a preparação para um encontro maior, a ser realizado no próximo sábado (18).
Antes disso, porém, a programação teve início na quinta-feira da semana passada (9), com uma visita dos alunos ao Maceió Shopping, localizado em Mangabeiras. De acordo com a diretora Catarina Cátia de França, o objetivo da presença das crianças no estabelecimento foi o de despertar o espírito natalino. “As crianças foram recebidas pelo Papai Noel e ficaram muito felizes. Por outro lado, muitas dessas crianças não têm oportunidade de conhecer o shopping, como pudemos constatar que, alguns deles, estiveram no local pela primeira vez”, concluiu ela.
O festival realizado nesta terça-feira (14) também serve para que os pais conheçam a realidade da escola, bem como os projetos desenvolvidos durante o ano. No fim de semana haverá a Festa da Família, com o oferecimento de uma ceia natalina, animada por atrações musicais. “É o convite para vivenciarmos o verdadeiro espírito de Natal, deixando de lado o aspecto comercial”, explica Catarina. A diretora ressalta que toda a programação desenvolvida pela unidade de ensino só pode ser concretizado devido a união de todos os funcionários, contando com o elo importante da vice-diretora, Ednete Rosendo.
Foto: Semed
Feira da pechincha
A Festa da Família visa fortalecer essa integração comunidade/escola e celebrar as conquistas de 2010. A escola Maria José Clemente tem 315 alunos matriculados regularmente e são constantemente mobilizados a participar de eventos e festividades, a exemplo dos atuais relacionados ao final de ano, festejos juninos, feira da pechincha e atividades culturais, entre outros.
O Fórum de Combate a Corrupção de Alagoas (FOCCO-AL), realizou nesta quinta-feira (09), no auditório Paulo Freire, na Semed, a eleição dos representantes do Parlamento Jovem de Maceió, 21 estudantes com faixa etária de 16 a 22 anos, de escolas públicas e privadas foram eleitos num encontro que reuniu jovens, professores, diretores e representantes das redes municipal e estadual de ensino.
Com objetivo de semear a participação dos adolescentes nas políticas públicas, o Parlamento Jovem desperta para importância do resgate de valores essenciais na construção e consolidação de uma sociedade mais justa e democrática.
Para Pedro Guido, coordenador adjunto do Focco-AL, a revolução cultural a ser implementada pelo Parlamento Jovem vai permitir a implantação de um controle social. “A sociedade vai empoderar-se e apoderar-se dos bens públicos que lhe pertence”, afirma.
Já para Maria Clara, diretora de ensino da Secretária Municipal de Educação, o projeto desenvolve a consciência critica dos jovens, permitindo o mesmo compreender as políticas públicas do seu município. Ela enfatiza ainda, “os representantes do Parlamento Jovem com os conhecimentos adquiridos nas formações ministradas pelo Focco-AL, irá exercer uma função de multiplicador na escola, repassando informações para os demais alunos”.
O Parlamento Jovem faz parte do projeto Caravana da Cidadania que é idealizado pelo Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas, e foi implantado com a proposta de promover o intercâmbio de informações para o fortalecimento da cidadania e do controle social, além de contribuir com estratégias de prevenção e combate à corrupção. Para Walleska dos Santos, aluno da Escola de São José, “é o momento dos jovens mostrarem que não são alienados, e que tem consciência do que acontece na sociedade”, afirma ela.
Para as eleições do Parlamento Jovem de Maceió, foram escritas 20 escolas da rede pública e privada. Cada unidade de ensino elegeu 1 (um) aluno para representar a escola, com exceção da Escola Profª Neide Freitas França, que num sorteio realizado hoje, foi escolhida para indicar (2) dois representantes para poder completar o número de vagas disponíveis.
A diplomação do Parlamento Jovem vai acontecer no dia 15 de Dezembro de 2010, às 8h, no auditório da Casa da Indústria, na Av. Fernandes Lima, Farol.
CONFIRA A LISTA DOS REPRESENTANTES DO PARLAMENTO JOVEM:
2. Amanda Lucas Bonfim (Escola Dr. Rodrigues de Melo)
3. Anderson Rafael Barbosa (Escola Prof. José da Silva Camerino)
4. Aryan Moan Rodrigues (Escola Profª Neide Freitas França)
5. Bruno dos Santos (Escola Major Bonifácio da Silva)
6. Carlos Eduardo Azevedo (Dr. Miguel Guedes Nogueira)
7. Charles Willames de Lima Silva (Escola Prof. Afrânio Lages)
8. Ewerton Phillipe Lopes de Barros (Escola Dr. José Haroldo da Costa)
9. Felipe Cavalcanti (Escola Maria Montessori)
10. Gilmar Martins (Escola Princesa Isabel)
11.Ilza Vieira do Nascimento (Escola Profª Neide Freitas França)
12. João Carlos Cyrilo Silva (Instituto Federal de Alagoas)
13. José Carlos Filho (Escola Padre Pinho)
14. Josiane Conceição de Silva (Escola Manoel Simplício do Nascimento)
15. Luana Maria de Barros (Escola Moreira e Silva)
16. Rafael Rocha da Silva (Escola Pedro Café)
17. Rodolfo do Nascimento (Escola Batista Alagoano)
18. Silmara Lima da Silva (Escola Zumbi dos Palmares
19. Walleska K. Wandelei dos Santos (Escola de São José)
20. Willians José Gomes (Escola Prof. Guiomar de Almeida Peixoto)
21. A informar (Escola Margarez Lacet)