quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Parlamento Jovem é implantado em Maceió

Foto: Adriana Cirqueira


O Fórum de Combate a Corrupção de Alagoas (FOCCO-AL), realizou nesta quinta-feira (15), no auditório da Casa da Indústria a diplomação de 21 estudantes que irão participar do Parlamento Jovem de Maceió. A solenidade contou com as presenças do secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo, do secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, do coordenador adjunto do Focco-AL, Pedro Guido e da diretora de ensino da Semed, Maria Clara Soares.

O Parlamento Jovem é composto por alunos da faixa etária de 16 a 22 anos, de escolas públicas e particulares em eleição que foi realizada em cada unidade de ensino. Em Maceió, o número de parlamentar jovem, será igual ao de vereadores - 21 membros.

A escolha dos alunos que irão participar do Parlamento Jovem foi feita por cada unidade de ensino participante. “Os representantes do Parlamento Jovem com os conhecimentos adquiridos nas formações ministradas pelo Focco-AL, irão exercer uma função de multiplicador na escola, repassando informações para os demais alunos”, explica Maria Clara.

Para o secretário-adjunto da Semed Marcelo Nascimento, a ideia do parlamento Jovem é criar na sociedade o interesse pelo controle social, visando à melhoria dos serviços públicos e à defesa do patrimônio público. “Trata-se de uma ação importante, uma vez que desperta para lideranças nas escolas e ao mesmo tempo, capacita estes jovens com valores baseados na ética e na transparência da coisa pública”, explica Nascimento.

O coordenador-adjunto do Focco/AL, Pedro Guido disse que o objetivo do projeto é capacitar os jovens, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a necessidade da participação popular no acompanhamento das políticas públicas municipais, principalmente nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O orador da turma, que representou os 21 eleitos, foi o aluno Rodolfo Barros do Colégio Batista. Ele disse que existe a necessidade da participação da sociedade nas decisões da Câmara Municipal. “Nosso principal objetivo é desenvolver uma consciência critica sobre a participação popular no acompanhamento das políticas públicas municipais”, explicou Rodolfo.

Criado e instalado em 28 de novembro de 2008, o Focco/AL é uma iniciativa conjunta da sociedade civil local e de instituições públicas que, unidas mediante Termo de Compromisso de Cooperação, atuam para facilitar o intercâmbio de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção, tendo como ferramentas a fiscalização institucional e o controle social do repasse e aplicação de recursos públicos.

Nenhum comentário: