segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Programa Formação pela Escola encerra trabalhos de 2010

Foto: Fabiana Santos


Monitoramento e controle social dos recursos da educação é o foco do programa Formação pela Escola, que teve nesta segunda-feira (20) o encerramento dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas. O evento aconteceu no auditório Paulo Freire, na Semed e contou com a participação de diretores, professores, pais de alunos e colaboradores da Secretária Municipal de Educação.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada à Distancia, que é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com Ministério da Educação (MEC) e a Secretária de Educação à Distância (SEED). Seu objetivo é oferecer aos cidadãos a oportunidade de conhecer quais os recursos que financiam a educação básica.

Para Tereza Neuma, coordenadora estadual do programa, os cursistas podem avaliar o funcionamento das ações financiadas pelo FNDE nas escolas, realizando um controle social dos recursos utilizados. Ela afirma ainda, “é possível fazer uma analise do conteúdo com a realidade que eles vivenciam no espaço educativo”.

Rosecleide Ferreira, tutora do programa também enfatiza, “a participação no projeto vai oportunizar a obtenção de conhecimento pelos cursistas, que terão clareza do desenvolvimento educacional, permitindo que estes opinem nas ações das escolas.

O programa Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas, realizados em duas fases, a distancia através do material didático oferecido no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e presencial que acontece em dois momentos específicos, no início e encerramento do curso para socialização e troca de experiências. Cada módulo possuem tutores que acompanham os cursitas no seu processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas e motivando-os.

A perspectiva é que ao final do programa os cursistas tenham refletido a importância e a necessidade da participação efetiva na decisão a serem tomadas no cotidiano escolar, buscando um compromisso coletivo que objetivam resultados significativos na educação. “Numa abertura de participar de fato junto com a escola, do fazer democrático participativo”, afirma Neide Barbosa, tutora do programa.

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