Diretores de 24 escolas da rede municipal de ensino se reuniram na noite desta quarta-feira (15) para socializar a proposta de reorientação do ensino fundamental noturno. O encontro serviu, ainda, para discutir meios necessários à melhoria da qualidade do ensino noturno. Atualmente, das escolas que oferecem o ensino fundamental noturno, quatro desenvolvem a interdisciplinaridade.
De acordo com Romário Araújo Mendes, a prática da interdisciplinaridade foi apontada como forma de encontrar meios que adéquem as necessidades dos alunos do horário noturno. “Como os alunos desse turno têm necessidades diferentes, a utilização da mesma didática e do material idêntico ao aplicado para os turnos matutino e vespertino não supria essas necessidades. Por isso, as escolas apresentam alto índice de evasão”, informa Romário.
As escolas Jaime Miranda, Luiza Suruagy, Orlando Araújo e Zumbi dos Palmares foram as pioneiras nessa modalidade, realizando a interdisciplinaridade no início do ano letivo de 2010. O resultado foi a redução drástica da evasão escolar. “Na escola Luiza Suruagy, o tema abordado foram saúde, segurança e saneamento; na Orlando Araújo, educação sexual, direitos trabalhistas e lazer. A escola Zumbi dos Palmares, além de tratar da história da escola no bairro e das raízes africanas, também se tratou da homofobia e a Jaime Miranda, o tema abordado foi a cidade de Maceió, seus aspectos turísticos e culturais, inclusive com um city tour” esclareceu Romário.
Todos os temas foram definidos em comum acordo entre a direção das unidades de ensino e os estudantes. Para o próximo ano, pelo menos outras duas escolas devem seguir o modelo: Pedro Café e Donizete Calheiros. Além destas, também estudam tal possibilidade as escolas Bonifácio Silveira Padre Pinho.
De acordo com Romário Araújo Mendes, a prática da interdisciplinaridade foi apontada como forma de encontrar meios que adéquem as necessidades dos alunos do horário noturno. “Como os alunos desse turno têm necessidades diferentes, a utilização da mesma didática e do material idêntico ao aplicado para os turnos matutino e vespertino não supria essas necessidades. Por isso, as escolas apresentam alto índice de evasão”, informa Romário.
As escolas Jaime Miranda, Luiza Suruagy, Orlando Araújo e Zumbi dos Palmares foram as pioneiras nessa modalidade, realizando a interdisciplinaridade no início do ano letivo de 2010. O resultado foi a redução drástica da evasão escolar. “Na escola Luiza Suruagy, o tema abordado foram saúde, segurança e saneamento; na Orlando Araújo, educação sexual, direitos trabalhistas e lazer. A escola Zumbi dos Palmares, além de tratar da história da escola no bairro e das raízes africanas, também se tratou da homofobia e a Jaime Miranda, o tema abordado foi a cidade de Maceió, seus aspectos turísticos e culturais, inclusive com um city tour” esclareceu Romário.
Todos os temas foram definidos em comum acordo entre a direção das unidades de ensino e os estudantes. Para o próximo ano, pelo menos outras duas escolas devem seguir o modelo: Pedro Café e Donizete Calheiros. Além destas, também estudam tal possibilidade as escolas Bonifácio Silveira Padre Pinho.
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