sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cordel é tema de projeto para estudantes da Escola Gerusa Costa

Fotos: Diôgo Brandão


Os alunos da Escola Municipal Gerusa Costa, localizada no bairro do Jacintinho, tiveram uma manhã de descontração e arte nesta sexta-feira (17). Para finalizar o Projeto Cordel, alunos do 3º ao 5º ano recitaram suas poesias para professores e convidados. Ao todo, participaram do projeto, 270 alunos com idade entre 10 e 14 anos.

De acordo com a diretora da escola, Maria de Jesus Leal, trabalhos pedagógicos como este, são elaborados dentro de critérios que levem em consideração o ensino e a participação de todo o grupo. “Através do cordel podemos desenvolver o gosto pela leitura estimulando o aluno a não apenas ser consumidor, mas produtor da cultura”, afirma.


Segundo Maria de Jesus, além das aulas normais, os alunos são constantemente levados a participar de outras ações extra-classe. "Com isso, há uma integração maior entre eles", comenta.


O projeto foi desenvolvido na escola pelo professor Paulo Roberto Ferreira que apresentou a ideia aos alunos. Ele explica que a literatura de cordel é um poema popular com assuntos que são vividos diariamente pelos alunos. “Fizemos um trabalho onde desenvolvemos a imaginação, a escrita e a leitura. “Este tipo de literatura apresenta vários aspectos interessantes e dignos de destaque como, por exemplo, a de funcionar como divulgadora da arte do cotidiano e das tradições populares”, informa.


O Projeto teve ainda, a publicação de alguns folhetos de cordel, como o que foi feito pelo aluno Edmauro Nascimento, aluno do 5º ano. Ele disse que trabalhou temas relacionados com o seu dia-a-dia. “Falei de surf, futebol e de namorada. Tudo isso foi bom porque despertou em mim uma criatividade que achava que não tinha’, disse.



Ainda durante a conclusão do projeto, alunos da escola que tocam flauta, apresentaram duas músicas para os convidados: Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Jesus Cristo (Roberto Carlos). Foram também apresentados aos alunos a bandeira e o hino da Escola Gerusa Costa, aprovados em concursos feitos entre os alunos.



Ao final o ator Chico de Assis, convidado especial da escola, fez a apresentação de “Guerreiros de Jorge”, um espetáculo poético com manifestações folclóricas, de domínio público. Assis apresentou poemas de Jorge de Lima, Arriete Vilela , entre outros.

Nenhum comentário: