quarta-feira, 14 de abril de 2010

Comunidade conhece experiências do Conselho Escolar

Fotos Janaina Farias
Pais, alunos, professores e funcionários da Escola Nise da Silveira, situada no Salvador Lyra, foram sensibilizados, na última terça(13) quanto a renovação do conselho escolar local. O momento também foi de socializar experiências de atuação do conselho na gestão escolar.

Integrantes do conselho da Escola Audival Amélio, relataram o que é vivido na íntegra pelo grupo , nas decisões da escola e a participação de cada segmento. Os conselheiros da escola Nosso Lar I, conduziram uma mesa redonda que contou com a comunidade e alunos do período noturno.

Um das funções primordiais do conselho escolar é auxiliar na tomada de decisões. O seu desempenho não se limita apenas na fiscalização da aplicação dos recursos escolar, mas, sobretudo, na participação efetiva de cada ator social. Ou seja, pais, alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e direção.

A atuação do conselho escolar é feita de forma integrada, afirma Amanda Lins, conselheira da escola Audival Amélio.“Decisões são feitas em conjunto. No nosso conselho todos tem o direito de falar,de compartilhar”, afirma.

Para a diretora desta unidade, Lourinete da Silva o que faz uma gestão democrática ser transparente é a participação de todos na construção de um ensino de qualidade. “E preciso eleger pessoas de confiança. Que tenham consciência, que queiram o melhor para a educação, que queiram participar. Trabalhar, para mudar a realidade da escola. Tem que entender que conselho é participação em decisões”, explica.

A diretora da escola Nise da Silveira, Arlete Domingos, alertou a comunidade escolar presente quanto à renovação do conselho, chamando atenção para sua composição e importância no gerenciamento dos recursos aplicados na escola como parte fundamental na garantia da qualidade de ensino.

“O conselho é um espaço que compete a todos participar, eu sozinha não decido nada. Todas as decisões da escola são tomadas juntamente com o conselho. Precisamos fazer uma nova eleição. Estamos impossibilitados de comprar qualquer coisa, por que ainda não elegemos o nosso conselho. Porém em breve estaremos com novos integrantes”, conclui a diretora.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria que todos os conselhos fossem utilizados desta forma pois em algumas escolas com o tobias granja eles sao consultados apenas para assinar documentos sem saber nem o que estao assinando quanto mais seresm consultados para tomarem desicoes em conjunto como o destino de funcionarios para outra escola por questoes de amizade sem o seu consentimento como se fossem objetos doados sem direito de escolha