Alunos da escola municipal Audival Amélio estiveram, nesta quarta-feira (15), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL), para participarem da palestra: Educação - direito e deveres de todos, ministrada pelo juiz federal do Trabalho, Alonso Cavalcante Filho. A ação faz parte do projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola”, que é uma parceria da Semed com o TRT da 19ª Região e com a Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região.
Na palestra, o juiz contou uma história de como uma escola integrava suas atividades junto à comunidade. Nela, os estudantes descobriam como é possível conviver em paz respeitando uns aos outros e aos professores. Na história, os pais dos alunos descobriam que deve trabalhar em parceria com a escola, para juntos ensinarem as crianças e aos adolescentes a serem cidadãos de bem.
O juiz Alonso Cavalcante falou também, sobre o combate ao trabalho infantil. Neste sentido, ele citou o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “O artigo visa assegurar a todos vocês, o direito a escola, saúde e o direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”, afirmou o juiz.
Na oportunidade, a técnica pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Rosilene Ferreira falou que o projeto envolve cinco escolas municipais – todas elas próximas ao antigo lixão - e que a ideia é levar a comunidade escolar a discussão sobre a problemática do trabalho infantil. “Além deste projeto, as escolas possuem coordenadores pedagógicos, estagiários e assistentes sociais que além de trabalharem diariamente nas escolas, realizam quinzenalmente curso de formação continuada”, afirma Rosilene.
Após a palestra, as crianças visitaram o Memorial Pontes de Miranda e conheceram a história deste alagoano considerado um dos maiores juristas do Brasil. As crianças participantes também receberam certificado.
Participaram também da palestra, Edson Correia da Silva, da diretoria do Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente e Giovanna Chaves do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola, ambos da Semed.
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