terça-feira, 14 de setembro de 2010

Departamento de Educação Especial promove curso de Formação Inclusiva

Foto: Semed


De 13 a 17 de setembro o Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) está realizando o Curso de Formação para Gestores e Educadores na Perspectiva da Educação Inclusiva, no Maceió Mar Hotel durante todo o dia.

Atendendo as orientações gerais do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (MEC/SEESP), em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o curso tem o objetivo de orientar os educadores as diretrizes nacionais da educação inclusiva, do município de Maceió e de mais 35 municípios de abrangência, beneficiando diretamente 122 profissionais.

Segundo a professora Guiomar Carvalho, da escola José Correia Costa, “os conhecimentos sobre leis devem ser aprofundados, nós como educadores não podemos ter apenas dados superficiais, esse curso nos ajuda a assimilar melhor as leis que conhecermos e as didáticas novas para ajudar na hora de passar para os alunos”.

"Na escola nós já temos a sala e chegou acessibilidade o que falta são alguns equipamentos para ficarmos aptos a receber todos os alunos com deficiência. Lá atendemos 11 alunos entre surdos e doentes mentais. Esse curso nos proporciona saber todos os direitos que nossos alunos tem na escola e a legalidade da acessibilidade através das diretrizes e bases da educação", afirma a professora Cleide Virgínia, da escola Afrânio Lajes, do município de Ibateguara.

Oportunizando iniciativas o curso busca discutir a educação inclusiva, as políticas públicas e relatos de experiências de sucesso que contribuíram significativamente para melhoria da qualidade na educação dos alunos com necessidades especiais. Nessa busca promover uma luta pela igualdade dos direitos de espaços educacionais inclusivos em todas as instituições educacionais do Estado.



Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pelo trabalho de vocês! Realmente temos que fazer a diferença. Também tenho um Blog com reportagens, livros digitalizados, filmes, artigos científicos etc. Se quiser conhecer e participar fique à vontade. (http://www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com) Abraço,
Sílvia Ester