segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Programa Brasil Alfabetizado realiza mais uma ação de cidadania

Foto: Roberto Lopes

O programa Brasil Alfabetizado, que educa adultos, idosos e jovens a partir dos 15 anos de idade, realizou, neste sábado (11), no Ginásio Tenente Madalena, na Cambona, mais uma ação de cidadania. Além da emissão de CPF, foram realizadas várias oficinas para os alunos que fazem parte do programa em Maceió.

Durante todo dia, cerca de 1000 estudantes participaram de várias oficinas, entre elas: de economia solidária e sustentabilidade ambiental, ministrada por Adelson Gomes; de material reciclado, por Vânia de Oliveira; de sabão, por Cleber Tiago; de dança, por José Roberto; de acidente de trabalho, por Paulo César; de trufas, por Maria Aparecida; da importância de fazer atividade física, por Ana Claudia e de yoga, ministrada por Maria Imaculada.


Foto: Roberto Lopes


Para Maria de Lourdes, gestora do Programa Brasil Alfabetizado em Maceió, a ideia da ação é abrir novos horizontes para os jovens e adultos além de ajudá-los na emissão de documentos. A gestora A diretora garante que o projeto sempre contou com a participação dos profissionais que ministram as oficinas e palestras e com o envolvimento de todos os alunos e equipe de programa. “A importância da ação é que além de promover a integração entre aluno, família e comunidade, orienta os estudantes sobre seus direitos e deveres, ou seja, ensina a exercitar a cidadania”, ressalta a gestora.


Foto: Roberto Lopes


O Brasil Alfabetizado é um programa criado pelo governo federal, com a missão de abolir o analfabetismo no Brasil. Esse é coordenado pelo Ministério da Educação e atua por meio de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos.

Nesse programa, não é função do MEC executar os trabalhos de alfabetização em sala de aula. Sua função é viabilizar, por meio de repasse de recursos, as condições para que as instituições possam desenvolver a tarefa de ensinar a ler e escrever.

O MEC também acompanha e avalia todas as ações dos conveniados. O tempo para a alfabetização varia de acordo com a proposta pedagógica da instituição alfabetizadora. A média é entre seis e oito meses.

Foram parceiros da Semed nesta ação, a SMS, Semas, Senac, Banco do Brasil e a Guarda Municipal.

Nenhum comentário: