sábado, 4 de setembro de 2010

Escola Nosso Lar I realiza projeto de cultura nordestina

Foto: Janaína Farias



Costumes e tradições nordestinas. Esse foi tema abordado pelo projeto “Alagoas Nossa Terra, Nossa Gente” desenvolvido pela escola de ensino fundamental Nosso Lar I, situada na Levada, em comemoração a semana do folclore. Na programação apresentações culturais bastantes diversificadas como folguedos, artesanato local, lendas, cantigas de roda e parlendas.


A atividade realizada na última sexta-feira (03) envolveu a participação de alunos, professores e coordenadores da escola. Pais e comunidade também prestigiaram o evento. O projeto teve como objetivo resgatar a origem e a cultura do nordeste. Alunos do programa Mais Educação também deram sua contribuição, apresentaram a chegada de Lampião ao inferno com direito a figurino e a encenações.


A diretora da escola, Suely Barbosa, destacou a importância da participação do programa Mais Educação no projeto. Segundo ela, pela primeira vez a escola realiza o projeto em parceria com alunos do programa que foi implantado em 2009. “O programa esta modificando e desenvolvendo o alunado dessa escola. O Ideb aumentou, o comportamento dos alunos melhorou. Houve mais participação e envolvimento tanto dos professores quantos dos alunos sem falar dos benefícios na parte pedagógica”. Afirma.


De acordo com a coordenadora da escola, Joceli Nogueira o projeto Nossa Terra, Nossa Gente é desenvolvido há quatro anos e realizado sempre nos meses de agosto. “Ele entra como parte pedagógica nas atividades escolares, assim, trabalhamos todo o aspectos relacionado ao folclore e a cultura da região com os alunos”, ressalta.


A coordenadora salientou que as apresentações aconteceram primeiramente nas salas e em seguida houve a interação com os demais alunos. Joceli disse ainda que todo o projeto esta inserido na cultura pela paz. Na programação das atividades da escola estão previstas para outubro várias atividades, entre elas a realização de uma gincana ambiental em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).


No mesmo mês será realizada também uma oficina de brinquedo com sucata e uma oficina de sabão para as mães dos alunos. Um passeio ao museu Theo Brandão é outra atividade programada para os alunos.

Nenhum comentário: