quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Professores da Semed participam de palestra sobre drogas

Foto: Roberto Lopes


O projeto Formação Continuada 2010 da Semed promoveu nesta quarta-feira (22), uma palestra com professores de Educação Física intitulada “Drogas lícitas e ilícitas: prevenção e suas consequências”. A palestra realizada no auditório da Semed foi ministrada pelo psicólogo da Secretaria Estadual de Defesa Social e coordenador da Campanha de Combate às Drogas em Alagoas, Keginaldo Paiva.

O objetivo da palestra, segundo a formadora da área de Educação Física da Semed, Claudia Rejane Cavalcante é oportunizar aos professores maiores informações sobre drogas dentro do processo de globalização. “A ideia é promover palestras como essas, para levar conhecimento aos professores, voltado para a conscientização, com foco na melhoria da qualidade de vida de seus alunos”, disse.

Durante a palestra, os professores puderam esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o uso de drogas e seus efeitos. Keginaldo disse que a Defesa Social vem realizando um trabalho preventivo com crianças, jovens e pais e chamou atenção dos professores para o hábito de manter o diálogo com os alunos na escola e despertar cada vez mais neles a praticar esporte.

O professor falou sobre as drogas lícitas, como o cigarro e o álcool e as ilícitas como maconha, cocaína, crack e ecstasy, conhecida como a droga da balada. Em sua palestra Keginaldo alertou sobre os efeitos que cada uma dessas drogas produz no organismo das pessoas desde a dependência até a morte. “Há uma relação causal entre essas drogas e mais de 60 tipos de doenças ligadas ao sistema imunológico e reprodutivo”, disse

Cada professor recebeu uma cartilha, contendo várias informações de forma clara, objetiva e com linguagem simples, sobre o perigo do uso dos mais variados tipos de drogas e as consequências na vida do usuário e da família. A cartilha contém, ainda, nomes e endereços dos locais onde os usuários podem buscar ajuda para deixar o vício.

A próxima palestra está marcada para amanhã (23), às 14h, no auditório da Semed.

Nenhum comentário: