segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semed participa de Seminário: Escola Sem Homofobia

Foto: Semed

O Núcleo de Estudos da Diversidade (Nudise), da secretaria municipal de Educação (Semed), participou do seminário de discussão do projeto Escola Sem Homofobia. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o evento teve como foco a orientação sexual e identidade de gênero no âmbito da escola. O objetivo é combater a homofobia no ambiente escolar e, assim, evitar danos morais às pessoas que têm uma orientação sexual deferente daquela instituída pela sociedade em geral.


De acordo com Ana Cláudia Laurindo, do Nudise, o seminário chamou a atenção para a necessidade de massificar a questão de identidade de gênero como forma de evitar casos como o constrangimento de alunos, especialmente os transexuais. “Há situações constrangedoras, em que alunos trans, por exemplo, querem freqüentar o banheiro feminino mas a comunidade entende que ele deve usar o masculino e o constrangimento chega ao ponto de levar esses alunos a abandonar a escola”, argumenta Ana Cláudia.


Durante o evento, o núcleo da Semed conseguiu um fato considerado positivo por Ana Cláudia. A partir de agora, o Nudise ficará vinculado à Secretaria de Formação Continuada e Diversidade (Secad), do MEC. “Precisávamos desse vínculo institucional e conseguimos formalizar esse feito junto ao Ministério. É um fato positivo porque não tínhamos esse ponto de apoio”, afirma ela.


O seminário, realizado em Salvador (BA), na semana passada, foi totalmente custeado pelo MEC e foi dividido por número de representações dos estados. Com isso, Bahia, Alagoas e Amazonas foram os estados que discutiram os temas em bloco. O próximo passo, a partir de outubro, será trabalhar a questão com os formadores da Semed e os professores. “O objetivo maior é acabar com a homofobia na escola”, conclui Ana Cláudia.

Nenhum comentário: