sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Programa digital irá integrar toda a rede de ensino da capital



O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, participou de reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim, quando conseguiu finalizar o processo para o município receber o software responsável pela unificação online de toda a rede de ensino da capital. O I-educar irá propiciar a visualização da realidade das escolas, como freqüência, lotação e carência de servidores e carências da rede.

De acordo com Beltrão, os kits que compõem o material do programa começam a chegar dentro de um prazo máximo de 60 dias. Antes desse prazo, porém, uma equipe de Tecnologia da Informação do MEC fará a customização da rede de ensino da capital, para oferecer a melhor forma de funcionamento do I-educar. Depois disso, a operacionalização ficará a cargo da própria Semed. “Para isso, formaremos uma comissão específica para esse fim”, adianta o secretário Thomaz Beltrão.

Os entendimentos para a implantação do I-educar começaram há aproximadamente um ano, quando foi firmado o contrato de cooperação técnica entre a Semed e o MEC/Pnud e somente no início dessa semana foi concluído. Beltrão afirma que não é possível, ainda, estimar o valor total do investimento que o Ministério fará na rede de ensino de Maceió, mas adianta que os ganhos são bastante evidentes, pois se soma aos esforços que estão sendo feitos para oferecer uma educação pública de qualidade cada vez mais superior.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aviso de licitação para reforma da Escola Paulo Bandeira é publicado no Diário Oficial

A Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município, o aviso de licitação para tomada de preço, cujo objetivo é a reforma e ampliação da Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Conjunto Benedito Bentes.

As empresas interessadas em adquirir o edital e seus anexos deverão comparecer a sede da secretaria municipal de Infra-Estrutura e Urbanização, situada na Rua do Imperador, 307, Centro, em Maceió. Das 8h às 14h.

Os problemas da Escola Paulo Bandeira tiveram início em 2005, quando foi constatado que a estrutura física do espaço precisava de reformas urgentes. Na época, a escola apresentava alguns problemas, principalmente no primeiro andar. Em 2007, a escola foi interditada para uma reforma, e os alunos transferidos para o Colégio Jorge Assunção, também no Benedito Bentes, alugado pela Prefeitura.

O secretário municipal de Educação (Semed), Thomaz Beltrão, disse que foram detectados diversos problemas graves na estrutura da escola. “A obra vai ser reiniciada conforme foi compactuado com o Ministério Público. Estamos fazendo tudo com total responsabilidade”, afirmou. Ele confirmou que a secretaria já tem dinheiro para as obras.

A diretora da escola, professora Avani Rodrigues dos Santos, disse que aguardará o fim das obras, porque a comunidade escolar precisa retornar ao prédio original. “Temos hoje, 649 alunos matriculados. Com a volta para o nosso prédio, a tendência é aumentar o numero de vagas”, afirma.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Semed informa que ainda há vagas para alunos da Educação Infantil até o 6º ano

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que ainda está disponibilizando vagas para alunos da Educação Infantil até o 6º ano. Os pais interessados podem procurar diretamente as unidades de ensino e realizar a matrícula de seus filhos, possibilitando facilidade, comodidade e rapidez aos estudantes ou seus responsáveis.

Ainda tem vagas nas escolas Orlando Araújo (Ponta Verde), Ranilson França (Levada), Pio X (Prado), Marizete Correia (Serraria), Padre Pinho (Cruz das Almas), Cleto Marques Luz (Colina dos Eucaliptos), Sagrado Coração de Jesus (Cruz das Almas) e Monsenhor Antônio Assunção (Serraria).

De acordo com a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, o transporte escolar também é garantido pela secretaria. “O nosso compromisso é garantir à comunidade maceioense a promoção à política educacional com qualidade, assegurando os meios de acesso e permanência das crianças e dos jovens à rede municipal de ensino”, afirma.

Para a efetivação da matrícula 2011 são necessários os seguintes documentos: registro nascimento; cartão de vacinação para crianças até sete anos de idade; cópia do comprovante de residência; cartão do programa Bolsa Família – caso possua; duas fotos 3x4 e documento original de comprovação de escolaridade, para alunos matriculados a partir do 2º ano do ensino fundamental.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Setores da Semed socializam ações do programa MEC/Pnud

Foto: Adriana Cirqueira



Os setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, durante toda a manhã desta segunda-feira (21), do processo de socialização das ações do programa de cooperação técnica entre a Semed e o MEC/Pnud. De acordo com a representação local do programa, esse é o último passo para a implementação do trabalho, que irá proporcionar à Semed o reordenamento de suas ações e atividades.


O secretário de Educação, Thomaz Beltrão, explica que a nova realidade da secretaria, definida após estudos realizados pelos setores da Semed, irá proporcionar um avanço para a educação pública de Maceió. “A finalidade desse termo de cooperação é propiciar um planejamento a longo prazo para a rede pública de ensino da capital, inclusive com a readequação do Plano de Ações Articuladas [PAR, do governo federal] “, declarou Beltrão.



O estudo começou a ser realizado há cerca de um ano, com o envolvimento de todos os setores da secretaria, os quais mostraram as dificuldades, carências e necessidades de cada setor, com vistas a oferecer um serviço de melhor qualidade. A coordenadora local do programa, Liliane Marchiorato, explica que a socialização do trabalho representa o último passo para a implementação das ações do programa. “Iremos apresentar, já no próximo mês, a nova estrutura organizacional da secretaria, o que é fundamental para organizar o trabalho”, explica ela.


A analista de programas do Pnud, Maria Teresa Fontes, destacou ter identificado um grande avanço da equipe da Semed. “Ou seja, a metodologia do MEC já foi absorvida pelos servidores da secretaria”, destaca Maria Teresa. O resultado final será a apresentação do novo PAR ao Ministério da Educação, com base na nova realidade da pasta, com vistas ao atendimento de toda a rede de ensino da capital.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reunião discute ações voltadas para moradores de rua

Foto: José Luiz Rios

Os projetos do município direcionados para os moradores de rua da capital voltaram a ser discutidos, nesta sexta-feira (18), durante uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os encontros visam selar a participação de secretarias específicas do município no trabalho de atenção aos moradores de rua de Maceió. Além da própria Semed, também participam as secretarias de Saúde; de Assistência Social; e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Quem comandou a reunião foi o advogado Gilberto Irineu, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Segundo ele, há em Maceió entre 300 e 400 pessoas vivendo na condição de morador de rua. “Mas esses números ainda devem ser atualizados”, observa.

Ele explica que “Maceió talvez seja a única capital que não tem movimento social de morador de rua estruturado”. E para reverter essa situação é que vem sendo colocado em prática o Plano Intersetorial de Ações e Metas para a População em Situação de Rua.

O plano vai proporcionar aos moradores de rua diversos benefícios, como assistência social, saúde e educação. Para isso, o plano define ações que devem ser colocadas em prática.

Uma das ações é formalizar parcerias com a iniciativa privada para inserir essas pessoas no mercado de trabalho. Outra medida é garantir segurança alimentar, por meio do fornecimento de alimentação.

Para o secretário-adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, “essas ações devem estimular o protagonismo do morador de rua, para que eles se organizem para buscar os seus direitos”.

Fonte: Secom Maceió

Semed apresenta lotação numérica informatizada a diretores da rede

Foto: Roberto Lopes


Em reuniões realizadas durante esta semana, no auditório Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o coordenador de Recursos Humanos da Semed, José Mario Barros, apresentou aos diretores da rede o novo sistema informatizado para a lotação numérica dos servidores.

Os diretores e vice-diretores das escolas municipais receberam as informações necessárias para efetuarem de maneira adequada o procedimento de lotação numérica de seus servidores. Segundo José Mario, o novo sistema irá facilitar aos gestores das unidades escolares a verificação do quadro real de servidores e indicará ao departamento de recursos humanos da Semed uma visão clara do panorama escolar.

O procedimento é importante, pois é através dele que a administração pode observar onde estão seu servidores e que funções estão exercendo. Conforme explicou o coordenador, muitos servidores estão em desvio de função devido a problemas de saúde, por exemplo. "Apesar de sabermos quantos servidores temos por cargo, não sabemos quantos estão realmente exercendo as funções para as quais fizeram concurso", completou José Mario.

Com a lotação numérica informatizada, se fará o diagnóstico total das unidades e será possível o remanejamento do pessoal excedente em algumas delas para outras em situação de carência, além da possibilidade de se traçar a demanda concreta para a realização de concurso público. "Esperamos com este trabalho contribuir com a gestão das escolas, melhorando as condições ao seu funcionamento e, por conseguinte, dando melhor qualidade de trabalho ao servidor e ao serviço por ele prestado", analisa o coordenador.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Escolas municipais recebem prêmio Construindo a Cidadania

Foto: Diogo Brandão

Alunos da Escola Mestre Izaldino recebem premiação


O prêmio Construindo a Nação, desenvolvido pelo Instituto Cidadania, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), representada nos estados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), entregou nesta quinta-feira (17) a congratulação a escolas vencedoras do programa em Alagoas. Na oportunidade, quatro escolas da rede municipal de ensino tiveram trabalhos reconhecidos pelo programa.

As escolas Nosso Lar I, creche Mestre Izaldino, escola Monsenhor Luiz Barbosa e Doutor José Maria de Melo foram contempladas com baú de brinquedos, placa de premiação e brinquedos lúdicos. As unidades da rede municipal de ensino premiadas representam a valorização ao trabalho desenvolvido e estímulo a novos projetos.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.

Na solenidade, foram premiadas ainda a creche Fundação Dubinha Guimarães, de Colônia Leopoldina, mantida pela destilaria Porto Alegre; escola de ensino fundamental Maria das Graças Oliveira, de Paripueira; o colégio Dinâmico, localizado no Tabuleiro e a Fundação Bradesco, da Serraria.

O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, destacou o esforço das escolas participantes. “Todas as nossas escolas estão de parabéns pela eficiência e dedicação para com o aprendizado do nosso alunado e o reflexo desse trabalho é visto com a premiação”, considerou ele. O superintendente do Sesi em Alagoas, Sérgio Jucá, destacou que a entrega do Prêmio Construindo a Nação representa um momento de apoio à família e o reconhecimento dos esforços das escolas.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Semed e Sinteal discutem reivindicações da categoria

Foto: Roberto Lopes




Com o objetivo de discutir a pauta reivindicatória para 2011 dos trabalhadores da educação, o secretário Thomaz Beltrão, da Secretaria de Municipal de Educação (Semed) recebeu, na manhã desta quarta-feira (16), representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

Entre as demandas levantadas pelo sindicato estavam, além do reajuste da categoria com base nos recursos do FUNDEB, a mudança de nível e a progressão de classe por titularidade, a revisão do PCC com a inclusão dos funcionários, a ampliação do difícil acesso e do pro-funcionário, além da violência nas escolas.

Segundo Thomaz, as decisões que cabem a Semed já foram tomadas e encaminhadas. “Tivemos muitos avanços, mas qualquer ação que cause impacto no orçamento precisa ser decidida em outras instâncias e dependem da analise e aprovação de outras autoridades”, ressaltou.

Diante disso, alguns tópicos levantados serão levados a uma mesa de negociação com as secretarias de finanças, planejamento e administração. As questões que necessitam de maiores recursos financeiros serão debatidas entre os órgãos competentes para resolver as demandas.

A pauta desta mesa de negociação será: a agilização da implantação das 25 horas e da mudança de nível e progressão de classe, a ampliação do difícil acesso para mais 22 escolas, a inclusão de funcionários de escolas no difícil acesso.

Célia Capistrano, presidenta do Sinteal, disse que a pauta foi entregue a direção da Semed no dia 08 de fevereiro. "O canal de diálogo está aberto e nós continuamos cobrando", declarou. Celia disse ainda contar com o compromisso e o total envolvimento do secretário na defesa da pasta, para que as pendências não se acumulem.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeito nomeia mais concursados da Secretaria de Educação

O Diário Oficial do Município publica na edição desta quarta-feira (16) as portarias com a nomeação de novos concursados para a Secretaria Municipal de Educação (Semed). São 81 auxiliares de sala, sendo uma dessas vagas ocupada por portador de necessidade especial. Os novos nomeados são candidatos aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Maceió.

Os documentos necessários para a posse dos novos servidores são: identidade, CPF, comprovante de residência, escolaridade, título de eleitor com comprovante da última votação, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento, certidão dos filhos, PIS ou Pasep, reservista e uma foto 3x 4, originais e cópias.

A Prefeitura decidiu prorrogar o concurso para merendeira e auxiliar de sala, realizado em 2008 pela Secretaria Municipal de Educação.

A convocação mais recente feita pela Prefeitura para a área de educação foi em março de 2010, quando foram nomeados 199 novos servidores. Foram 160 professores de Educação Infantil, 10 de Educação Especial, dois de Língua Portuguesa, um de Ciências, dois de Geografia, cinco de Ensino Religioso, dois de Música e 17 de Educação Física.

Confira a lista dos nomeados:

AUXILIAR DE SALA

UBIRATAN CORREIA DOS SANTOS (portador de necessidades especiais) 1528256 SSP AL 16

MAYRA CRISTINA DA SILVA LINS 2000001236959 SSP AL 300

JAQUELINE DA SILVA LEOBINO 2001001197600 SSP AL 301

LEYLYANE MARIA DONATO BARBOSA 2002006036982 SSP AL 302

SERGIO RALPHO FIGUEIREDO BRAGA 2002005029540 SSP AL 303

ANA LUIZA HOLANDA FREIRE 2000001236100 SSP AL 304

MARCELA FERNANDES PEIXOTO 2060362 SSP AL 305

CHARLES DOS SANTOS 2056897 SSP AL 306

EMANUEL JORGE CARVALHO DA SILVA 30516447 SSP AL 307

DAYANA MARIA DA ROCHA SANTIAGO 2001005017437 SSP AL 308

DAYANE ARAUJO DE SIQUEIRA 2089630 SSP AL 309

DOUGLAS SOARES LIMA 1321279116 SSP BA 310

NELSON ERNESTO ROCHA DA SILVA 2001001219582 SSP AL 311

JOSE ANTENOR DOS SANTOS MENDONCA 2001005019529 SSP AL 312

LEYLLA REJANE TORRES DOS SANTOS 30009626 SDS AL 313

CRISTIANE PRISCILA RAMOS BARROS 2002001268842 SSP AL 314

NATHALIA EVELYN DA SILVA BEZERRA 2002006048310 SSP AL 315

FABRICIO SILVA SANTIAGO 1954676 SSP AL 316

ALINE VIRGINIA TELES MELO 2002001047846 SSP AL 317

RAPHAELA PONCELL CORREIA DOS SANTOS 2002001294690 SDS AL 318

JOSE CARLOS DA SILVA JUNIOR 2002006024470 SSP AL 319

WALESKA BARBOSA DA SILVA 2002001284040 SSP AL 320

ROBIANE KAROLINE MENEZES DE LIMA SANTOS 30025095 SSP AL 321

IZALA SOARES ALENCAR 2001004057559 SSP AL 322

MICAEL DE ALBUQUERQUE SOUZA SANTOS 2002006016108 SSP AL 323

JOSE PALMEIRA NETO 2002006013060 SSP AL 324

EMANUEL JOSE SIQUEIRA MACEDO 2002006050934 SSP AL 325

EDJANE ALVES DOS SANTOS 30640741 SSP AL 326

ALINE AGRA DE SOUZA 2001005005528 SSP AL 327

AILTON FELIX DE LIMA FILHO 30008735 SSP AL 328

MONIK KELLY AMARAL DE MELO 2117994 SSP AL 329

DAYANE SOUSA ALVES 2002001298598 SSP AL 330

DARLANY DE CARVALHO SANTOS 30747708 SSP AL 331

DENISE LEONARDO DE ALBUQUERQUE 30087449 SSP AL 332

RAFAEL SOUZA GOMES 2001001228964 SSP AL 333

MARCILIO MOUSER DE OLIVEIRA SILVA 468431548 SSP SP 334

FELLIPE ERNESTO BARROS 30441242 SSP AL 335

NIANNY NERY SOUZA E SILVA 30040973 SSP AL 336

BRUNO RAFHAEL ROQUE SANTOS 2002001254507 SSP AL 337

JHONE BERGG NASCIMENTO DE OLIVEIRA 30154790 SSP AL 338

JHOSTENES JOSE DE S. WANDERLEY MARTINS 30139244 SSP AL 339

AMILTON JOAQUIM SILVA 31060986 SSP AL 340

JULIANA TAVARES DA SILVA 2002006047470 SSP AL 341

LAIS EMANOELLE DE GUSMAO FEIJO 30107946 SSP AL 342

ANDRE LUIS SANTOS FREITAS 0844980020 ZZZ AL 343

LEIDIANE BATISTA DA SILVA 30146666 SSP AL 344

ALANIA DOS SANTOS LIMA 30702968 SSP AL 345

VANESSA SANDES ZAIDAN 30576768 SSP AL 346

BRUNA RIANNY DE MOURA TORRES 30509041 ZZZ AL 347

ADRIELLY FIRMINO DE OLIVEIRA 31616615 SDS AL 348

JULIANA DE FATIMA DA SILVA 30236878 ZZZ AL 349

ELYSANNE MARIA SOUZA PAES 30694981 SSP AL 350

LUIZ FELIPE DE O. ROCHA UGA CAMARA 30107890 ZZZ AL 351

BRUNA PACHECO TENORIO SORIANO 54482005 SSP AL 352

ELAYNE REZENDE CORDEIRO 30169372 SSP AL 353

LIVIA THAYS PACHECO 31072496 SDS AL 354

MIRNA SAMILE DOS SANTOS SILVA 31709044 SDS AL 355

CLAUDIA CAVALCANTE FONSECA 2002001291232 SSP AL 356

SARAH BARBOSA DE OLIVEIRA 5522 SSP AL 357

GENAURO ROBERTO DA SILVA 15606654 SSP SP 358

ANA MARIA DE FIGUEIREDO 351887 SSP AL 359

SOLANGE DE LIMA SANTOS 379547 SSP AL 360

LUIZA ODILIA FERREIRA DE MACEDO 338468 SSP AL 361

LUCELIA PORTO DE SOUZA 423969 SSP AL 362

DENISE ALVARENGA ANIBAL 383888 SSP AL 363

LISIA FON DO NASCIMENTO BRANDAO 393999 SSP AL 364

DORIS MARTA PIONES BASTOS 471532 SSP AL 365

RAIMUNDA SILVA FERREIRA 2000001239630 SSP AL 366

SANDRA CORREIA ALVES WANDERLEY 691515 SSP AL 367

ROSIMEIRE FERREIRA SANTOS 2001001003253 SSP AL 368

CLEONICE COSTA PEREIRA 661997 SSP AL 369

MARCOS NASCIMENTO BORGES 686320 SSP AL 370

MARIA CICERA PACHECO 525350 SSP AL 371

DALMO GOMES DE MELLO 623710 SSP AL 372

PATRICIA DE VIVEIROS COSTA 666319 SSP AL 373

CLAUDIA MARIA RODRIGUES DE ARAUJO 2003001127548 SSP AL 374

MARCONI FRANCA DE OLIVEIRA CHAVES 762344 SSP AL 375

ELIZIETH COSTA DA SILVA 710048 SSP AL 376

MARIA BETANIA SANTANA 1062029 SSP AL 377

ANTONIA MACHADO BARBOSA 854701 SSP AL 378

ADRIANA FERNANDES DE ALBUQUERQUE 835398 SSP AL 379
Fonte: Secom Maceió

Comissão de Trabalho da área Lagunar realiza matricula na região

Foto: Diôgo Brandão


A Comissão de Trabalho da Orla Lagunar de Maceió, formada por técnicos das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social realizou nesta terça-feira (15), na capela da Favela Sururu de Capote, localizada na Orla Lagunar, uma ação com o objetivo de matricular os alunos daquela comunidade nas escolas da região.

O planejamento de busca ativa teve como proposta, matricular os alunos da Educação Infantil na Escola Claudinete Batista e os alunos do Ensino Fundamental em outras unidades de ensino da região.

Técnicos do município estiveram durante toda manhã conscientizando os pais sobre a importância de matricularem seus filhos nas escolas da região. De acordo com a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, o transporte escolar também foi garantido pela Semed. Ela já solicitou os ônibus que farão o translado dos alunos assim que as matrículas forem confirmadas.

Elaine explicou que no ano passado, a comissão esteve na região e matriculou cerca de 80 crianças e adolescentes e que a meta este ano é aumentar ainda mais este número. “Todos os alunos que foram matriculados o ano passado renovaram suas matriculas. Este ano queremos matricular todo mundo da região e avisar aos responsáveis pelas crianças que a falta de documentação não será empecilho para a confirmação da matricula”, afirmou.

Uma das líderes comunitárias da região Maria da Graças Ferreira, conversou com as técnicas do município e ajudou a equipe na busca ativa, facilitando o fluxo de pessoas no local. Adriana Santos da Silva, 20 anos, saiu da capela satisfeita. O seu filho de 5 anos estava matriculado na Claudinete Batista. “Agora vou poder trabalhar sossegada. Já tenho um filho matriculado nesta escola e agora consegui matricular o outro”, afirmou a dona de casa.

Foram beneficiados com esta ação, os filhos dos moradores das favelas Muvuca, Torre e Sururu de Capote e de toda área Lagunar. “A partir de agora a comissão irá fazer uma reunião e avaliar o resultado da ação e só depois iremos decidir se voltaremos ou não para fazermos uma segunda etapa da ação”, disse Elaine Oliveira.

Independentemente das pessoas cadastradas os responsáveis pelas crianças naquela região poderão continuar procurarando a Escola Claudinete Batista e efetivar a matrícula de seus filhos para a Educação Infantil.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Secretaria Municipal de Educação inicia ano letivo de 2011

Foto: Mauro Fabiani


O ano letivo de 2011 da rede municipal de ensino teve o seu início oficialmente iniciado nesta segunda-feira (14). O período contempla no mínimo, 200 dias letivos que são exigidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional.

Ao todo, A Secretaria Municipal de Educação (Semed) possui 132 unidades de ensino. Na semana passada, seis escolas já tiveram suas aulas iniciadas. Hoje, são 60 unidades de ensino e na próxima segunda-feira (21), o restante das escolas da rede.

De acordo com Diretoria de Gerenciamento Escolar da Semed, a flexibilidade na data inicial do calendário para algumas unidades de ensino deve-se a demanda das escolas que precisam organizar o começo das aulas de acordo com a necessidade de cada uma delas.

O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, disse que o objetivo da Semed é assegurar a todos um ensino de qualidade, possibilitando o acesso e permanência dos alunos na escola. “Neste sentindo, estamos contribuindo para a formação do cidadão oferecendo oportunidades iguais a todos”, afirmou.

Este foi o segundo ano que a Comissão de Matrícula do regime de colaboração entre o Estado e o município atuou no sentido de matricular os alunos da capital alagoana. “As matrículas tiveram suporte de ambas as redes garantindo mais organização ao processo, além de agilizar na resolução de problemas de documentação nas próprias escolas”, informou a diretora de gerenciamento escolar da Semed, Elaine Oliveira.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ação irá matricular alunos da Orla Lagunar

Foto: Roberto Lopes

A Comissão de Trabalho da Orla Lagunar de Maceió, formada pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social se reuniu nesta quinta-feira (10), na sede da Semed. Na reunião ficou definido para a próxima terça-feira (15), uma ação com o objetivo de matricular os alunos daquela comunidade nas escolas da região.

O planejamento de busca ativa tem a proposta de matricular os alunos da Educação Infantil na Escola Claudinete Batista e os alunos do Ensino Fundamental em outras unidades de ensino da região. Técnicos do município e carro de som estará a disposição da comunidade para informar os moradores.

De acordo com a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, é uma ação conjunta do Ministério Público (MP), o Juizado da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Maceió que tem o intuito de acolher as crianças da Orla Lagunar. “Existem as vagas, não podemos esperar a procura espontânea. Esta comunidade será atendida com as novas vagas da Claudinete Batista e com vagas remanescentes nas escolas da micro região”, afirmou.

O transporte escolar também será garantido pela Semed. Elaine já solicitou os ônibus que farão o translado dos alunos assim que as matrículas forem confirmadas. Serão beneficiados com esta ação, os filhos dos moradores da favelas Muvuca, Torres e Sururu de Capote.

“Apesar da ação ser específica nestas favelas, toda a população da Orla Lagunar será beneficiada”, confirmou Elaine.

Independentemente das pessoas cadastradas na próxima terça-feira, os responsáveis pelas crianças naquela região poderão continuar procurarando a Escola Claudinete Batista e efetivar a matrícula de seus filhos para a Educação Infantil.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Escola Luiz Calheiros realiza planejamento para 2011

Fotos: Diôgo Brandão


A escola Luiz Calheiros Júnior realiza até a próxima sexta-feira, (11, a sua Semana Pedagógica, com a finalidade de planejar o ensino para todo o ano de 2011 na unidade de ensino. A coordenadora da escola, professora Genusa Lima, explica que a secretaria municipal de Educação (Semed) estimula todas as unidades de ensino da rede a realizarem um planejamento antecipado do ano letivo.

Diante disso, a coordenação pedagógica, juntamente com a direção, definiu a necessidade de temas mais necessários para a aplicação cotidiana da escola. Foram definidos temas como o ensino religioso, o de arte e a aplicação dos termos constantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Isso porque a escola mudou de ensino fundamental para o infantil, então temos assuntos que precisam ser melhor elaborados”, esclarece Genusa.


O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico/ Racial (NEDER)
discute o Ensino Religioso na educação infantil

De acordo com ela, a diversidade religiosa precisa ser trabalhada nas quatro matrizes: africana, ocidental, oriental e indígena. “Pelo nível dos alunos, temos que elaborar bem essa questão”, completa Genusa Lima. Por outro lado, os termos do ECA precisam ser melhor dissecados entre a equipe pedagógica devido aos vários assuntos nele contido e a sua aplicação principal, que é a defesa da criança e do adolescente.


O ensino infantil atende a crianças até os cinco anos de idade. Atualmente, a escola Luiz Calheiros Júnior possui cerca de 200 alunos matriculados para frequentarem as aulas que se iniciam no próximo dia (15). “Nessa data, os alunos serão recebidos com festa, animação e a presença de palhaços. É uma forma de estimulá-los”, considera a professora Genusa Lima.



Escolas municipais ainda possuem vagas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa aos pais de alunos que ainda existem vagas nas seguintes escolas:

Gerusa Costa – Jacintinho - 3315-6553
Higino Belo – Farol - 3315-4613
Cleto Marques Luz – Tabuleiro - 3315-4652
Haroldo da Costa – Salvador Lyra - 3315-4660
Rodrigues Alves – Benedito Bentes - 3315-4590 / 3314-2025
Padre Pinho – Cruz das Almas - 3315-4671
Nosso Lar – Levada - 3315-1371
Ranilson França – Levada - 3315-1582
Pompeu Sarmento – Barro Duro - 3315-4640

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Reunião discute ações da Semed no Comitê para a População em Situação de Rua

Fotos: Mauro Fabiani


Uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed) serviu para marcar o fechamento das ações estratégicas promovidas pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua. O encontro teve a participação de representantes da secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, além da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB).

De acordo com a diretora geral de ensino da Semed, Maria Clara Lopes, a secretaria de Educação ficou responsável para a elaboração de um projeto pedagógico de alfabetização e letramento. “Vamos trabalhar inicialmente estas ações e depois iremos encaminhar esta população às escolas que fazem parte da rede pública municipal”, afirmou Maria Clara.



O secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, disse tratar-se de um momento marcante na defesa pela vida. “Maceió é o primeiro município a instalar um comitê deste porte, que conta com a participação dos próprios moradores”, disse.

O representante da comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas, Gilberto Irineu, afirma que se trata de um momento de avanço para a população em situação de rua de Maceió, que está discutindo com o governo municipal o caminho para a solução dos problemas existentes.

De acordo com o Decreto nº 7.199, publicado no Diário Oficial do Município, o Comitê deverá sugerir ações, projetos e programas para a população em situação de rua; acompanhar e monitorar o desenvolvimento da política municipal para esse segmento social; propor medidas que assegurem a articulação intersetorial dessas políticas públicas; e deliberar sobre a forma de condução dos seus trabalhos.



Integram o Comitê Intersetorial representantes da Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); de Educação (Semed); de Habitação; de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc); da Saúde (SMS); de Assistência Social (Semas); e de Esporte e Lazer (Semel); da Fundação Municipal de Cultura, e representantes dos Conselhos Tutelares, da sociedade civil indicados pela OAB, Arquidiocese de Maceió, Projeto Erê e Pastoral dos Moradores de Rua, além de dois representantes da população em situação de rua de Maceió.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Semed inicia 2ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2010

Foto: Mauro Fabiani


Uma reunião, na última terça-feira (1) na Semed, entre a equipe EducaCenso do município e representantes das escolas municipais serviu para orientar as unidades de ensino sobre o processo da 2ª etapa do Censo Escolar da educação Básica 2010.


O Censo é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro e tem como objetivo produzir dados e informações estatísticos para a elaboração de análise, diagnóstico e planejamento do sistema educacional brasileiro e subsidia o trabalho dos gestores das diferentes instâncias e esferas de governo, de distintas instituições de âmbito público e privado.


A coordenadora do departamento de Dados e Informações da Semed, Márcia Amaral, explicou que o censo escolar é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do conjunto de informações utilizadas pelo governo federal para definir uma série de encaminhamentos necessários para a manutenção da escola.


“A 2ª e última etapa, que termina no dia 11 de março, é todo o levantamento do rendimento e movimentação do aluno. Nesta fase, serão informados quais os alunos aprovados, removidos, transferidos e ainda os que vieram a falecer”, informou Márcia.


Márcia Amaral disse ainda, que os dados obtidos no Censo Escolar são usados para criação de políticas públicas e tem como objetivo principal colher informações que servem como base para conhecer e melhorar a realidade do sistema educacional brasileiro, por meio de indicadores e diagnósticos. “Esta completa fonte de informações é também utilizada pelo Ministério da Educação para criação de políticas públicas e distribuição de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, por exemplo”, disse.


O censo escolar acontece todos os anos em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa educacionais (INEP), órgão vinculado ao Ministério de Educação. Além da Márcia Amaral, fazem parte do EducaCenso da Semed, as técnicas Betânia Rocha e Alana Santos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

II Festival Alagoano das Palavras Pretas

Fotos: Fabiana Santos

Avani Rodrigues, diretora escola Paulo Bandeira

Música, poesia e homenagens marcaram o II Festival Alagoano das Palavras Pretas. O evento que aconteceu nesta segunda-feira (31), no teatro Abelardo Lopes, na Galeria Arte Center, na Pajuçara, contou com a participação de autoridades do nosso Estado, do ator Milton Gonçalves, de representantes da Secretária Municipal de Educação (Semed) e da Escola Municipal Paulo Bandeira, uma das homenageadas da noite.

O evento iniciou com a leitura de poesias, pelo ator alagoano Chico de Assis, posteriormente as cantoras Madalena Oliveira e Pauline Alencar encantaram o público com suas músicas, a platéia também participou declamando versos.

A segunda edição do evento homenageou representantes da sociedade que trabalham na discussão da temática diversidade racial, além de parceiro que contribuíram para realização do evento. Na ocasião, o grupo Pérolas Negras, da Comunidade de Remanescente Quilombola Pau D’Arco, de Arapiraca, fez a entrega dos troféus .

Uma das homenageadas foi à escola Paulo Bandeira, representada pela diretora Avani Rodrigues, que recebeu o troféu guerreiro quilombola pelos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar. “Todos os colaboradores e professores da escola estão articulados para trabalhar a diversidade. Estamos sempre participando de formação para melhor contribuir no aprendizado dos alunos”, afirma Avani.

O ensino de história e cultura afro-brasileiras e indígenas nos estabelecimentos de ensinos fundamental e médio, oficiais e particulares se tornou obrigatório desde 9 de janeiro de 2003. A lei de nº 10.639, estabelece que a temática seja incluída no currículo oficial da rede de ensino.

“A escola Paulo Bandeira tem sido referência no município, sempre preocupada em trabalhar a temática com os professores e alunos, num fazer pedagógico que despertar para consciência das nossas raízes”, afirma Rosário de Fátima, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico/ Racial (NEDER).

Para Maria Clara, diretora geral de ensino da Semed, o aluno precisa conhecer sua identidade e todo seu processo histórico. Ela enfatiza ainda, “vivenciar a temática não é somente um conteúdo mais a sua aplicação na prática”.