sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reunião discute ações voltadas para moradores de rua

Foto: José Luiz Rios

Os projetos do município direcionados para os moradores de rua da capital voltaram a ser discutidos, nesta sexta-feira (18), durante uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os encontros visam selar a participação de secretarias específicas do município no trabalho de atenção aos moradores de rua de Maceió. Além da própria Semed, também participam as secretarias de Saúde; de Assistência Social; e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Quem comandou a reunião foi o advogado Gilberto Irineu, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Segundo ele, há em Maceió entre 300 e 400 pessoas vivendo na condição de morador de rua. “Mas esses números ainda devem ser atualizados”, observa.

Ele explica que “Maceió talvez seja a única capital que não tem movimento social de morador de rua estruturado”. E para reverter essa situação é que vem sendo colocado em prática o Plano Intersetorial de Ações e Metas para a População em Situação de Rua.

O plano vai proporcionar aos moradores de rua diversos benefícios, como assistência social, saúde e educação. Para isso, o plano define ações que devem ser colocadas em prática.

Uma das ações é formalizar parcerias com a iniciativa privada para inserir essas pessoas no mercado de trabalho. Outra medida é garantir segurança alimentar, por meio do fornecimento de alimentação.

Para o secretário-adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, “essas ações devem estimular o protagonismo do morador de rua, para que eles se organizem para buscar os seus direitos”.

Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário: