quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Semed inicia 2ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2010

Foto: Mauro Fabiani


Uma reunião, na última terça-feira (1) na Semed, entre a equipe EducaCenso do município e representantes das escolas municipais serviu para orientar as unidades de ensino sobre o processo da 2ª etapa do Censo Escolar da educação Básica 2010.


O Censo é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro e tem como objetivo produzir dados e informações estatísticos para a elaboração de análise, diagnóstico e planejamento do sistema educacional brasileiro e subsidia o trabalho dos gestores das diferentes instâncias e esferas de governo, de distintas instituições de âmbito público e privado.


A coordenadora do departamento de Dados e Informações da Semed, Márcia Amaral, explicou que o censo escolar é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do conjunto de informações utilizadas pelo governo federal para definir uma série de encaminhamentos necessários para a manutenção da escola.


“A 2ª e última etapa, que termina no dia 11 de março, é todo o levantamento do rendimento e movimentação do aluno. Nesta fase, serão informados quais os alunos aprovados, removidos, transferidos e ainda os que vieram a falecer”, informou Márcia.


Márcia Amaral disse ainda, que os dados obtidos no Censo Escolar são usados para criação de políticas públicas e tem como objetivo principal colher informações que servem como base para conhecer e melhorar a realidade do sistema educacional brasileiro, por meio de indicadores e diagnósticos. “Esta completa fonte de informações é também utilizada pelo Ministério da Educação para criação de políticas públicas e distribuição de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, por exemplo”, disse.


O censo escolar acontece todos os anos em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa educacionais (INEP), órgão vinculado ao Ministério de Educação. Além da Márcia Amaral, fazem parte do EducaCenso da Semed, as técnicas Betânia Rocha e Alana Santos.

Nenhum comentário: