quinta-feira, 28 de junho de 2012

Secretário apresenta novas medidas para a educação

Foto: Roberto Lopes

O secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro, anunciou sua intenção de implantar uma política de educação, com vistas a melhorar a qualidade da educação no município. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (28), durante reunião do secretário com diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal, no auditório Paulo Freire, na sede da Semed.

Na pauta, o projeto de alfabetização através da música, licenças médicas de professores, contratação de horista, horário de atendimento do setor de recursos humanos para os diretores de escolas, o sistema de gestão de prestação de contas, entre outros.

José Mário citou números levantados pelo setor de Recursos Humanos que atestam, por exemplo, somente em 2011, mais de 1200 licenças médicas de professores. “O meu limite foi no mês de maio último. Verifiquei que, naquele mês, 31 turmas de escolas não haviam tido aula desde o início do ano. Isso não pode acontecer”, relatou o secretário.

Diante da situação, o secretário pediu o apoio dos diretores das escolas. José Mário Carneiro disse que nos casos de licença médica, os diretores terão à disposição um cadastro de monitores, para uma substituição imediata. Além disso, o secretário anunciou que haverá uma nova dinâmica nas licitações que estão em andamento na Semed. “Estamos trazendo um profissional especializado nessa área. Mesmo estando no final de gestão, queremos dinamizar esse processo”, afirmou ele.

Os monitores citados por José Mário foram cadastrados a partir da seleção feita junto a alunos das faculdades de Pedagogia do Cesmac e da Ufal. Durante a reunião com os diretores, o secretário discutiu questões relacionadas à área administrativa das unidades de ensino da capital. “Mas essencial é que tenhamos a participação e o comprometimento dos diretores de todas as escolas”, enfatizou José Mário Carneiro.

O secretário disse ainda, que a secretaria terá uma equipe itinerante que irá visitar as escolas municipais, sempre a pedido dos diretores, para resolver os problemas pequenos, como reparos, conserto, restauração ou pequenas reformas.

A reunião desta quinta-feira foi com diretores e vice-diretores das regiões administrativas 1 ( que compreende Mangabeiras, Jatiúca, poço, Ponta Verde, Ponta da Terra, Jaraguá e Paçura; 2 (Vergel, Levada, Centro, Prado, Ponta Grossa, Trapiche e Pontal); 3 ( Jardim Petrópolis, Canaã, Pitanguinha, Farol, Gruta, Santo Amaro, Pinheiro e Ouro Preto); 4 (Rio Novo, Fernão Velho, Santa Amélia, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Chã da Jaqueira); e 8 (Ipioca, Pescaria, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica e Cruz das Almas). Na próxima quarta-feira (2/7) será a vez da outras regiões.

segunda-feira, 25 de junho de 2012


O secretário Adjunto de Educação de Maceió, Marcelo Nascimento, a Diretora Geral de Ensino, Maria Clara e a técnica pedagógica da Semed, Maria Laudicéa, participarão de 26 a 28 de junho, em Brasília, da 13ª Reunião do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades. A pauta em discussão ressaltará: “a alfabetização na idade certa e a garantia do direito de aprendizagem e desenvolvimento das crianças do ciclo de alfabetização do ensino fundamental”.

O evento que está sendo promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretária de Educação Básica, reafirma o compromisso do Estado, dos Municípios e do Distrito Federal e de todos assumidos com base na alínea do art. 2º “alfabetizar as crianças até no, máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por exame periódicos”.

A programação conta com a presença de representantes do Ministério da Educação e de outras instituições a exemplo da União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) entre outras.

A reunião vai debater assuntos que prevê o desenvolvimento da educação, assim como metas e objetivos. Temas como a formação dos professores do ciclo de alfabetização, políticas publicas para a promoção, valorização e inclusão na educação, ações em curso para a política nacional de educação infantil, programa saúde na escola são alguns dos assuntos que serão abordados durante o evento.

Escolas da rede municipal promovem festas juninas


Foto: Semed



Na última semana diversas escolas da rede municipal de ensino realizaram comemorações com quadrilhas, exposições e muita festa. O secretario municipal de Educação José Mario Carneiro e o secretário adjunto Marcelo Nascimento prestigiaram algumas delas, conforme a agenda de cada um, ratificando o empenho da Semed em fortalecer as tradições regionais no cotidiano das escolas.



A Escola Municipal Orlando Araujo, na Ponta Verde promoveu sua festa junina com o tema “Centenário de Luiz Gonzaga”. Além da quadrilha a escola organizou uma exposição de arte relacionada ao tema. Os festejos aconteceram tanto no período diurno quanto no noturno, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos.



Foto: Semed


Além dos festejos juninos a Escola Maria José Clemente realizou a culminância do Projeto Luiz Gonzaga o Rei do Baião, enfatizando o Centenário do Mestre Lula, que com sua vida e seu trabalho sempre valorizou a cultura nordestina. A festa foi animada pelo trio Os três do Forró, cujo “cantador”, Seu Bené é pai de uma aluna da escola. Houve ainda o sorteio de balaios juninos entre os pais presentes.



Foto: Mauro Fabiani


Também a Escola Monsenhor Luiz Barbosa, no Prado, festejou o São João com comidas típicas, apresentações culturais e a tradicional quadrilha matuta.

Toda a comunidade escolar colaborou nos preparativos das festas em cada uma das escolas. Diretores, coordenadores, professores e funcionários participaram junto com alunos, ex-alunos e familiares demonstrando a importância do trabalho coletivo para o sucesso das festividades.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Corintho da Paz promove festas juninas em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga

Foto: Karen Abraham



As festas juninas na escola Corintho da Paz, no Eustáquio Gomes foram comemoradas com apresentações de quadrilhas, danças, brincadeira e sorteios de balaios. O arrasta pé ficou por parte do grupo de xote, formado por ex-alunos da escola.  Teve ainda barraca de comidas típicas, apresentação de fantoche e de sanfoneiros. Meninas e meninos vestidos de matutos, com trajes típicos mantiveram viva a tradição popular das festas do mês de junho.

Toda decorada com bandeirinhas coloridas, balão e enfeites da época, a escola exaltou o centenário de Luiz Gonzaga. Até uma casa de palha foi criada com a ajuda dos alunos, retratando ao do mestre do baião, segundo a coordenadora, Ângela Maria dos Santos.  Ela explica que depois das comemorações dos festejos de São João a casa de Luiz Gonzaga vai virar cantinho da leitura com a proposta de dar suporte aos projetos pedagógicos de estimulo e incentivo a leitura.

Paralelo às festas juninas a escola também promoveu a 5º edição do projeto Momento Literário, onde foi destacado os cem anos de Luiz Gonzaga Rei do Baião. “os alunos fizeram pesquisas em livros, na internet e em sala de aula. Eles estudaram conteúdo ligados a época como queimadas de fogos, origem das festas juninas”, disse Vera Lúcia, vice-diretora. De acordo com ela a unidade desenvolve ainda mais dois projetos, além do Momento Literário como: geo-história e ciemática que visa o desenvolvimento intelectual e produtivo dos alunos.

Durante as comemorações a programação incluiu também brincadeiras como corridas do saco, corrida de limão, jogos de argolas e concurso de rei e rainha do milho.  O diretor da escola Luiz de Gonzaga disse que a ideia de promover as tradicionais festas do mês de junho, em especial neste ano é preservar a cultura e a história do maior artista nordestino para que a nova geração conheça a origem das festas juninas.

Centenário de Gonzagão é tema de festa da creche Lindolfo Collor


Foto: Mauro Fabiani




O secretário-adjunto de Educação de Maceió, Marcelo Nascimento, participou da festa junina da creche-escola Lindolfo Collor, localizada no bairro do Vergel do Lago. Os pequenos estudantes lembraram do centenário de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Gonzagão.

A festa, realizada na tarde desta quarta-feira (20), além de contar com as comidas típicas do período junino, também teve a caracterização das roupas, com danças animadas pelas composições do Gonzagão. “A comunidade escolar se uniu e resolveu dividir os custos para a confecção das roupas dos alunos e dos alimentos, demonstrando envolvimento e comprometimento da unidade de ensino”, afirmou Marcelo Nascimento.

Toda a decoração da festa foi feita com material reciclado, como garrafas plásticas, papelão, sobras de tecidos e de emborrachados, dentre outros, para confecção de lembranças e adereços decorativos. A comemoração junina marcou o encerramento do projeto “Cultura e Tradição com Luiz Gonzaga”, explorando a vida a contribuição do mais popular cantor e compositor nordestino. “Há oito anos, a coordenação da escola desenvolve o trabalho de reciclagem. Com isso, as crianças desenvolvem a consciência para a necessidade da preservação e compromisso com o meio ambiente”, destaca a diretora da escola, Walkiria Correia Belo.

De acordo com a diretora, logo após o recesso de meio de ano, será desenvolvido projeto voltado para o folclore com a cultura e tradição, criando a arte do circo. “Vamos trabalhar para comemorar o Dia das Crianças. No encerramento, confeccionaremos um circo e personagens com latas de leite e garrafas pet”, adianta Walkiria.
Além disso, a escola também incentiva outras atividades, a exemplo de projetos para geração de renda para as mães da comunidade que não trabalham. “Nosso lema é escola, família e comunidade unidas para renovar”, resume a diretora da unidade de ensino.

Reunião discute Ações do MEC-Pnud na Secretaria Municipal de Educação

Foto: Roberto Lopes

O termo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi o tema de uma reunião entre a coordenadora técnica do programa MEC/PNUD, Liliane Marchiorato, técnicos do Ministério da Educação e o secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro. Eles discutiram a nova estrutura do programa e a implantação de suas ações na Semed.

De acordo com Liliane Marchiorato a partir do próximo mês de agosto, terá inicio a implantação do programa com um curso de capacitação gerencial com todos os líderes e coordenadores do programa na secretaria. “No curso iremos passar para eles, conceitos básicos e técnicas de gestão, e os instrumento de monitoramento para a implantação do programa”, afirma.

O projeto foi organizado tendo como eixos estruturantes as quatro dimensões do Plano de Ações Articuladas (PAR), estabelecido pelo MEC: Gestão Educacional; Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviços e de Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos, totalizando 17 ações.

Essas dimensões contemplam ações consideradas essenciais ao aprimoramento dos serviços educacionais prestados pela Semed à população de Maceió. “Agora a Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviços e de Apoio Escolar ficou junto das Práticas Pedagógicas e Avaliação, ficando apenas três dimensões”, explica Marchiorato.

O secretário, José Mário Carneiro ressaltou o apoio técnico e financeiro que o Ministério da Educação vem dando ao projeto e destacou ainda a importância dos próprios servidores que estão participando das ações. “Somente assim tem sido possível planejar e executar ações que irão garantir nosso crescimento sem perder o foco na qualidade de ensino", disse José Mário.

O projeto de cooperação técnica MEC/PNUD/Semed, que produziu o programa Cidade Educar, teve como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais em Maceió, a partir do diagnóstico elaborado pelo PNUD e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

O programa Cidade Educar representa um esforço dos entes federados para a superação das dificuldades atestadas pelos números do Índice de Educação Básica (Ideb), com vistas a melhorar a qualidade da educação pública da capital.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Programa Brasil alfabetizado inicia formação de Alfabetizadores e coordenadores

Foto: Durval Almeida

Alfabetizadores e coordenadores selecionados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado participam, nas escolas s Margarez Lacer e Tavares Bastos e na própria Semed, de uma formação inicial de 40 horas, que tem como objetivo discutir o funcionamento do programa e as temáticas desenvolvidas em sala de aula.
A Gestora local do Programa Brasil Alfabetizado, Maria de Lurdes Bezerra Nunes, ressalta a importância da formação para os alfabetizadores e coordenadores do programa. “A formação é extremamente importante para os alfabetizadores, pois permitirá um maior conhecimento de como trabalhar a alfabetização de jovens, adultos numa sala de aula”, completa.
Maria de Lurdes explicou ainda, que a formação consta com sete eixos: constituição histórica do analfabetismo; formação política; alfabetização em linguagem; alfabetização em matemática; avaliação em planejamento; trabalho; além de lazer, cultura e meio ambiente.
Os alfabetizadores terão o compromisso de participar da formação inicial e continuada, ministrar as aulas, além do acompanhamento dos alunos para as escolas que oferecem o programa Educação de Jovens e adultos”, afirma Maria de Lurdes.
O Programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, seu objetivo é o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, na perspectiva de garantir a continuidade dos estudos pelos alfabetizandos. Em Maceió, o curso tem duração de 8 meses e conta com 350 alfabetizadores e coordenadores e 5 mil alunos que nunca frequentaram a sala de aula ou se afastaram dela há algum tempo.

De acordo com uma das coordenadoras do programa, Maria Margarete da Silva, a ideia básica é fazer com que os alfabetizadores trabalhem junto com os alunos, os eixos temáticos aprendidos na formação. “Ao logo dos 8 meses, temos um cronograma de visitas aos locais onde são ministradas as aulas para ver como anda o processo de ensinamento, além de outras formações com os alfabetizadores”, afirma.
A parceria do programa Brasil Alfabetizado e a Semed existe desde 2007 e tem como principal finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos. O município recebe apoio técnico na implementação de ações do programa, procurando a garantia na continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

Secretário adjunto visita escola em reforma

Foto: Adriana Cirqueira
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió está melhorando cada vez mais o ambiente escolar através do aumento gradativo e qualificação de seu pessoal e de construção, reformas e ampliações em escolas da rede. Nesta segunda feira (10), o secretário adjunto Marcelo Nascimento visitou a Escola Municipal Maria do Socorro Tavares Lima da Silva para vistoriar as obras de remadeiramento e retelhamento que estão acontecendo naquela unidade de ensino.

Segundo Marcelo Nascimento a infraestrutura das unidades escolares precisa estar em condições adequadas para receber as crianças da comunidade e ofertar um ensino de qualidade. “A reforma que está sendo realizada faz parte de um conjunto de esforços da administração da secretaria no intuito de garantir a manutenção das escolas da rede municipal de ensino”, informou Nascimento.

A reforma era aguardada pela comunidade escolar, conforme informou a diretora da escola, Lilian Alessandra de Araujo Santos. “As obras começaram no dia 04 de junho e estávamos ansiosos por isso, pois havia infiltrações que ameaçavam os equipamentos da escola. Agora e aguardar o témino para que possamos voltar a atender a comunidade”, disse a diretora.

Além do telhado, a escola terá sua rede elétrica renovada e também será pintada. A previsão do retorno das aulas para os 154 alunos é julho. A escola atende crianças de 3 a 5 anos de idade.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Neder e Nudise estão com inscrições abertas para formação


A Diretoria Geral de Ensino-(Digen), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) e do Núcleo da Diversidade Sexual na Escola (Nudise) informam que seguem abertas as inscrições para formação nessas respectivas áreas. A proposta é assegurar o direito a diversidade, o respeito às diferenças e o enfrentamento a todo e qualquer tipo de racismo, preconceito e discriminação enquanto eixos orientadores da ação e das práticas pedagógicas nas escolas.

A formação aborda dois temas fundamentais como a desigualdade de gêneros e desigualdade étnico-raciais. O tema: “RESPEITAR AS DIVERSIDADES E COMBATER AS DESIGUALDADES NO COTIDIANO DA SALA DE AULA”, será o assunto discutido pelo NEDER, já o núcleo da diversidade sexual na escola (Nudise) contempla o assunto: DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS CURRICULARES ESCOLARES.


CRONOGRAMA DAS FORMAÇÕES DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL 2012
TEMÁTICA: RESPEITAR AS DIVERSIDADES E COMBATER AS DESIGUALDADES NO COTIDIANO DA SALA DE AULA.


PERIODICIDADE
Quinzenal

MÊS

TURNOS:
MANHÃ, TARDE E NOITE

LOCAL

29

Maio

Manhã, tarde e
noite

Sala 02 (SEMED)
Escola Higino Belo

05 e 26

Junho

Manhã, tarde e noite 

Sala 03 (SEMED)
Escola Higino Belo

03 e 17

Julho

Manhã, tarde e noite

Sala 02 (SEMED)
Escola Higino Belo

07 e 21

Agosto

Manhã, tarde e noite 

Sala 03 (SEMED)
Escola Higino Belo

11


 18


29



Setembro

Manhã, tarde
 noite

Manhã, tarde e
 noite

Aula de campo

Auditório
Escola Higino Belo

Sala 03 (SEMED)
Escola Higino Belo

Arapiraca

02 e 16

Outubro

Manhã, tarde e noite

Sala 03 (SEMED)
Escola Higino Belo

06 e


30(Mostra)

Novembro

Manhã, tarde e noite


Manhã e tarde

Sala 03 (SEMED)
Escola Higino Belo

Auditório, salas 2 e 3

04

Dezembro

Manhã, tarde e noite

Sala 03 (SEMED)
Escola Higino Belo





Mais informações pelos telefones:

8829-6753 (Juliano Brito-Nudise),
3315-4731(NEDER)
9927-4528 (Rosário-Neder).