terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alunos municipais são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Fotos: Mauro Fabiani

Os alunos da rede municipal de ensino estão motivados para a participação em mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na manhã desta terça-feira, o secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença, participou da entrega de medalhas para os vencedores da 4º edição da OBMEP.

Os estudantes Anderson Cândido da Silva, Max Miller Brasileiro dos Santos e Rodrigo Leandro de Moura das escolas municipais Corintho da Paz, Lenilton Alves e Pompeu Sarmento, respectivamente, foram premiados com medalhas de bronze. Outros seis alunos receberam Menção Honrosa por terem apresentado rendimento acima da média de avaliação.

Em Alagoas a OBMEP premiou 28 estudantes com medalhas. Destes, dois foram premiados com medalhas de ouro, quatro de prata e 22 de bronze. Outros 153 alunos foram agraciados com Menção Honrosa, ou seja, ficaram próximo da premiação máxima.

professor José Marcos

O professor José Marcos da Silva, do Departamento de Ensino Fundamental, é um dos responsáveis pela motivação dos estudantes e professores. “É uma premiação importante em todos os sentidos. Em sala, há estudantes com este talento e que de repente não podem passar isso. De repente, quando participam e se destacam acabam influenciando os outros”, observou.

A olimpíada é um estímulo do Ministério da Educação para que os estudantes se interessem pelo ensino da matemática. Para os vencedores são garantidos cursos de aprimoramento, a liberação de bolsa júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), que são estendidas até o ensino superior. Os professores dos alunos campeões também participam de cursos de aprimoramento.


O evento de premiação foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Durante seu discurso o secretário Ricardo Valença destacou a importância do prêmio de reconhecimento a todos os estudantes. “É um momento histórico, em que temos que prestigiar os medalhistas. Por isso, nosso compromisso é investir na formação continuada dos professores para que o retorno venha em sala de aula”, enfatizou Valença.

As provas que escolherão os vencedores da 5º edição têm sua primeira etapa na próxima terça-feira (18). A avaliação tem nível nacional e tem conquistado destaque por conta das histórias de superação. Além disso, sua preparação mobiliza professores e a comunidade escolar. Na edição deste ano, 19 milhões de alunos estão inscritos. As unidades de Maceió estão na disputa.

Nenhum comentário: