O município de Maceió irá intervir na construção da política nacional de educação. Por determinação do prefeito Cícero Almeida, técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Educação, estão envolvidos nas discussões e articulações para a Conferência Municipal de Educação,
Ao todo, 600 delegados que serão eleitos em três pré-conferências, vão elaborar o Plano Municipal de Educação. Para encaminhar o debate a Semed já está distribuindo o documento referência do Conselho Nacional de Educação (Conae). Nesta sexta-feira (7), diretores e coordenadores conhecerão as diretrizes norteadoras para o Plano Municipal de Educação.
O secretário adjunto de Educação, Thomaz Beltrão, destacou a importância da Semed como condutora dos rumos da política educacional
“É um marco para a educação do município e do país. Nós contaremos com quadros nacionais do Ministério da Educação que ajudarão na construção do debate. Por isso o envolvimento do prefeito e do secretário tem sido fundamental para ajudar na elaboração da política do MEC”, disse Thomaz.
São diretrizes para a Conferência Municipal, a compreensão de que o gestor (Estado/Muncípio) é o garantidor da educação, da valorização profissional, da qualidade da Educação, da democratização do acesso, permanência e sucesso da política, do financiamento e controle social, e da justiça social/educação e trabalho.
O objetivo final é que a população possa ser a maior beneficiada com uma política que garanta vagas, seja inclusiva e garanta formação. Para isso ela precisa ser gerada com participação do segmento de pais, professores, diretores, técnicos, gestores e representações da sociedade civil.
A perspectiva é que Maceió construa uma grande Conferência Municipal para atender a determinação do Ministério da Educação e da Presidência da República. Isso porque é meta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocar os vários segmentos, entre eles a educação, com políticas para os desafios da próxima década.
Nenhum comentário:
Postar um comentário