quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Semed articula Conferência Municipal de Educação


Foto: Mauro Fabiani
Edna Lopes, Thomaz Beltrão e Eliane Teodoro

O município de Maceió irá intervir na construção da política nacional de educação. Por determinação do prefeito Cícero Almeida, técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Educação, estão envolvidos nas discussões e articulações para a Conferência Municipal de Educação, em setembro. Ela será norteadora da participação de Maceió na Conferência Nacional de Educação, em abril de 2010.


Ao todo, 600 delegados que serão eleitos em três pré-conferências, vão elaborar o Plano Municipal de Educação. Para encaminhar o debate a Semed já está distribuindo o documento referência do Conselho Nacional de Educação (Conae). Nesta sexta-feira (7), diretores e coordenadores conhecerão as diretrizes norteadoras para o Plano Municipal de Educação.


O secretário adjunto de Educação, Thomaz Beltrão, destacou a importância da Semed como condutora dos rumos da política educacional em Maceió. Principalmente, porque ela continuará sendo construída com a participação popular de forma democrática.


“É um marco para a educação do município e do país. Nós contaremos com quadros nacionais do Ministério da Educação que ajudarão na construção do debate. Por isso o envolvimento do prefeito e do secretário tem sido fundamental para ajudar na elaboração da política do MEC”, disse Thomaz.


São diretrizes para a Conferência Municipal, a compreensão de que o gestor (Estado/Muncípio) é o garantidor da educação, da valorização profissional, da qualidade da Educação, da democratização do acesso, permanência e sucesso da política, do financiamento e controle social, e da justiça social/educação e trabalho.


O objetivo final é que a população possa ser a maior beneficiada com uma política que garanta vagas, seja inclusiva e garanta formação. Para isso ela precisa ser gerada com participação do segmento de pais, professores, diretores, técnicos, gestores e representações da sociedade civil.


A perspectiva é que Maceió construa uma grande Conferência Municipal para atender a determinação do Ministério da Educação e da Presidência da República. Isso porque é meta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocar os vários segmentos, entre eles a educação, com políticas para os desafios da próxima década.


Nenhum comentário: