segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Saúde orienta professores sobre nova gripe

Foto: Josival Monteiro



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e das coordenações de Vigilância Epidemiológica e de Promoção em Saúde, realizou, nesta sexta-feira (21), uma palestra para professores da rede municipal de ensino.


O objetivo foi orientá-los sobre sinais e sintomas e vias de transmissão da Influenza pelo vírus A (H1N1) no ambiente escolar. O encontro foi realizado no auditório do Sesc Poço.


“O momento é importante para que todos possam saber como prevenir a Influenza A (H1N1) e, ainda, disseminar as informações para os demais profissionais da instituição educacional”, disse o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.


O encontro, que contou com a presença de 300 pessoas, teve como objetivo sensibilizar os participantes para formação de multiplicadores na rede pública de ensino, a fim de atuarem na prevenção de surtos em âmbito escolar.


Três representantes de cada escola da rede pública de Maceió, sendo dois professores e um funcionário ligado aos serviços gerais, receberam as informações dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.


ATENDIMENTO

Cinco unidades da capital estão atendendo, diariamente, pacientes com casos de doença respiratória grave. As equipes da saúde estão disponibilizadas para atender aos casos da dengue e também estão prontas para receber e atender os casos suspeitos da gripe.


As unidades de referência do PAM Bebedouro (Bebedouro), PAM Dique-Estrada (Vergel), Roland Simon (Vergel), Ib Gato Falcão (Tabuleiro) e João Paulo II (Jacintinho), atendem das 8h às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.


Todos os casos de doenças respiratórias serão atendidos pelos profissionais das unidades de saúde. Após analisados, podem ser encaminhados para o Hospital Hélvio Auto, no Trapiche.


DOENÇA RESPIRATÓRIA GRAVE

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.




Fonte: Secom/ Maceió

Nenhum comentário: