sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Rapper defende educação como forma de prevenir drogas

Rapper MV Bill na Cidade de Deus onde desenvolve projetos


A palestra do rapper MV Bill, na noite da última quinta-feira, mobilizou dezenas de estudantes, de escolas públicas, integrantes de projetos sociais e autoridades até o Centro de Convenções. Com uma linguagem franca e direta ele contou sua história e como fez para mudar sua realidade, distante do vício e do tráfico.

Sua terceira visita foi uma promoção do Fórum Permanente de Combate as Drogas, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Ele tratou o tema “Como se livrar das drogas” de duas maneiras. Apresentou o outro lado do tráfico que é o aliciamento de crianças sem oportunidade da periferia. O fim trágico, na maioria dos casos com a morte serviu para alertar o público sobre o “caminho sem volta” de quem sede a “falsa ilusão do dinheiro fácil”.

Como referência utilizou dois de seus videoclipes num telão. As imagens de favelas cariocas, paulistas e do Espírito Santo mostraram realidades tristes. Crianças e adolescentes literalmente atuando como “soldados do tráfico”.

Depois, a situação se inverteu. Bill apontou como saída para as drogas o trabalho com educação e abertura de oportunidade. Ele reconheceu que o mais importante é o investimento em educação. “A oportunidade surge para quem tem acesso a educação. Por isso é importante se envolver com o ensino, porque como diz o lema do Fórum Permanente: Quem se informa não se droga”, afirmou o rapper.

Fundador da Ong - Central Única das Favelas (Cufa) ele mantém relacionamento com qualquer setor público. Segundo Bill o fato de não ter partido político lhe permite conseguir parcerias que ajudem a mudar a realidade de comunidades carentes. No Rio de Janeiro a fórmula empregada é ensinar música, vídeo e esporte como complemento da educação formal.

Para completar o trabalho as famílias também passaram a ser atraídas a aprender ofícios e conhecer quem são os seus filhos. A integração tem contribuído para que milhares de crianças tenham desistido de aderir a tentação do tráfico no bairro da Cidade de Deus, área residencial com dimensão similar ao Benedito Bentes.

Os projetos desenvolvidos pela Cufa podem servir de referência para outros estados. Na avaliação de MV Bill, em qualquer lugar onde exista violência é importante ocorrer atuação de pessoas dispostas a acreditar no jovem. Para o artista e documentarista o poder público precisa ser provocado a investir em ações preventivas.

Nenhum comentário: