quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Jovens são eleitos para o Parlamento Jovem

Foto: Fabiana Santos

O Fórum de Combate a Corrupção de Alagoas (FOCCO-AL), realizou nesta quinta-feira (09), no auditório Paulo Freire, na Semed, a eleição dos representantes do Parlamento Jovem de Maceió, 21 estudantes com faixa etária de 16 a 22 anos, de escolas públicas e privadas foram eleitos num encontro que reuniu jovens, professores, diretores e representantes das redes municipal e estadual de ensino.

Com objetivo de semear a participação dos adolescentes nas políticas públicas, o Parlamento Jovem desperta para importância do resgate de valores essenciais na construção e consolidação de uma sociedade mais justa e democrática.

Para Pedro Guido, coordenador adjunto do Focco-AL, a revolução cultural a ser implementada pelo Parlamento Jovem vai permitir a implantação de um controle social. “A sociedade vai empoderar-se e apoderar-se dos bens públicos que lhe pertence”, afirma.

Já para Maria Clara, diretora de ensino da Secretária Municipal de Educação, o projeto desenvolve a consciência critica dos jovens, permitindo o mesmo compreender as políticas públicas do seu município. Ela enfatiza ainda, “os representantes do Parlamento Jovem com os conhecimentos adquiridos nas formações ministradas pelo Focco-AL, irá exercer uma função de multiplicador na escola, repassando informações para os demais alunos”.

O Parlamento Jovem faz parte do projeto Caravana da Cidadania que é idealizado pelo Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas, e foi implantado com a proposta de promover o intercâmbio de informações para o fortalecimento da cidadania e do controle social, além de contribuir com estratégias de prevenção e combate à corrupção. Para Walleska dos Santos, aluno da Escola de São José, “é o momento dos jovens mostrarem que não são alienados, e que tem consciência do que acontece na sociedade”, afirma ela.

Para as eleições do Parlamento Jovem de Maceió, foram escritas 20 escolas da rede pública e privada. Cada unidade de ensino elegeu 1 (um) aluno para representar a escola, com exceção da Escola Profª Neide Freitas França, que num sorteio realizado hoje, foi escolhida para indicar (2) dois representantes para poder completar o número de vagas disponíveis.

A diplomação do Parlamento Jovem vai acontecer no dia 15 de Dezembro de 2010, às 8h, no auditório da Casa da Indústria, na Av. Fernandes Lima, Farol.


CONFIRA A LISTA DOS REPRESENTANTES DO PARLAMENTO JOVEM:


1. Alexandre da Silva Souza (Escola Profª. Laura Dantas)

2. Amanda Lucas Bonfim (Escola Dr. Rodrigues de Melo)

3. Anderson Rafael Barbosa (Escola Prof. José da Silva Camerino)

4. Aryan Moan Rodrigues (Escola Profª Neide Freitas França)

5. Bruno dos Santos (Escola Major Bonifácio da Silva)

6. Carlos Eduardo Azevedo (Dr. Miguel Guedes Nogueira)

7. Charles Willames de Lima Silva (Escola Prof. Afrânio Lages)

8. Ewerton Phillipe Lopes de Barros (Escola Dr. José Haroldo da Costa)

9. Felipe Cavalcanti (Escola Maria Montessori)

10. Gilmar Martins (Escola Princesa Isabel)

11.Ilza Vieira do Nascimento (Escola Profª Neide Freitas França)

12. João Carlos Cyrilo Silva (Instituto Federal de Alagoas)

13. José Carlos Filho (Escola Padre Pinho)

14. Josiane Conceição de Silva (Escola Manoel Simplício do Nascimento)

15. Luana Maria de Barros (Escola Moreira e Silva)

16. Rafael Rocha da Silva (Escola Pedro Café)

17. Rodolfo do Nascimento (Escola Batista Alagoano)

18. Silmara Lima da Silva (Escola Zumbi dos Palmares

19. Walleska K. Wandelei dos Santos (Escola de São José)

20. Willians José Gomes (Escola Prof. Guiomar de Almeida Peixoto)

21. A informar (Escola Margarez Lacet)

Um comentário:

josiane silva disse...

nos jovens somos o futuro de AMANHA E estamos mostrado a nossa capacidade.