quarta-feira, 23 de março de 2011

Alunos da Escola José Bandeira participam de palestras sobre a importância da água

Foto: Josival Monteiro

O Dia Mundial da Água foi comemorado, nesta terça-feira (22), de forma diferente por cerca de 40 alunos da Escola de Ensino Fundamental José Bandeira, no Vergel do Lago. Com palestras, jogos e distribuição de brindes e folhetos educativos, a equipe técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde prendeu a atenção da garotada e dos funcionários, reforçando a conscientização sobre a importância da água e sobre a necessidade de diminuir o desperdício desse líquido tão precioso.

“Com a previsão de escassez de água potável no planeta, temos trabalhado essa conscientização junto à população, especialmente, junto às crianças que, nessa fase, ainda estão consolidando os hábitos que levarão para toda a vida, incentivando o consumo racional e responsável desse líquido essencial à nossa sobrevivência”, afirma o gerente de metas do Vigiágua, Alex Tenório.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Este ano, a Semana da Água – iniciada em Maceió no último domingo, com uma grande mobilização na orla marítima – escolheu como tema “Água para as Cidades: responder ao desafio urbano”, para incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.

Na atividade realizada na Escola José Bandeira – que vem sendo feita em outras unidades municipais de ensino durante esta semana – as crianças, com idade entre 7 e 12 anos, ouviam atentamente as orientações da equipe, participando de todo o processo. A vice-diretora Micheline Oliveira informou que a ação foi precedida por inúmeras tarefas em sala de aula, que estimularam os alunos a representar o que aprenderam, por meio de cartazes expostos no pátio da escola.

“A escola tem se preocupado em trabalhar esses temas durante todo o ano e aproveitamos a comemoração para reforçar esse aprendizado, pois a equipe repassa as informações de forma lúdica, atrativa. Além de participar efetivamente, as crianças ainda atuam como multiplicadores, aplicando em casa e com os vizinhos o que aprendem aqui”, disse Micheline, destacando também que o interesse dos alunos acaba despertando a atenção dos pais, que têm procurado a escola para saber mais sobre as questões abordadas com seus filhos.

A programação da Semana da Água segue até a próxima sexta-feira. Nesta quarta-feira (23), as atividades serão feitas, a partir das 9h30, na Escola de Ensino Fundamental Lamenha Lins (Jacintinho); quinta-feira (24), na Escola Fundamental Jaime de Altavila (Santa Lúcia); e sexta-feira (25), na Escola Fundamental Cecília Carnaúba (Antares).

Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário: