terça-feira, 1 de março de 2011

Escolas municipais participarão da 9ª Grande Caminhada pela Paz

Foto: Diogo Brandão


A Secretaria Municipal de Educação vai participar da 9ª Grande Caminhada pela Paz. Visando envolver a rede municipal de ensino nos preparativos desta comemoração, a Semed recebeu, na manhã desta terça-feira (01), o vice-presidente da ONG Maceió Voluntário (MovPaz) e coordenador da caminhada, André Carnaúba, para orientar técnicos e as escolas da rede para a participação na caminhada. O encontro busca auxuliar na articulação e mobilização dos alunos e professores e no envolvimento para a ação da semana temática pela Paz.


Segundo André, o dia da paz em Alagoas, instituído por lei, (leis municipal nº5274/03 e estadual nº7098/09), é o segundo domingo de dezembro, mas por uma série de fatores, não foi possível realizar a caminhada. Em visita ao secretário Thomaz Beltrão, ele teve a garantia da participação de 25 escolas com a representação de 25 estudantes por escola. Além do trabalho pedagógico que antecede a caminhada, prepara os alunos para uma participação consciente. “Com a realização da Semana Temática, os conceitos da cultura pela paz podem ser melhor assimilados pelos alunos das escolas públicas municipais e estaduais”, explicou.

Participou também da reunião a assessora técnica de Articulação e Mobilização Educacional, Maristela Pozitano, que também esta organizando o evento. Para ela a paz deve e pode ser ensinada, pois “Precisamos entender nossos sentimentos e encontrar um ponto de pacificação. Isso é importante em todos os ambientes, mas esta vivência na escola é fundamental. Todo mundo passa por um professor. Ele deve estar preparado e ser sensibilizado para a cultura da paz”, afirmou Maristela.

De acordo com a diretora geral de ensino da Semed, Maria Clara Lopes, a secretaria estará sempre disposta a apoiar iniciativas que visem a diminuição da violência e a ampliação das possibilidades de cultura e crescimento entre os estudantes da rede. “Estamos em uma sociedade em que os índices de violência aumentam de forma alarmante e precisamos realmente falar de paz e tentar viabiliza-la”, completou Clara.

O responsável pelo projeto da Semed é Paulo Roberto de Souza, técnico do Departamento de Ensino Fundamental. Segundo ele a partir de amanhã(02) o departamento começará a visitar as 25 escolas que participarão da caminhada, para maiores orientações a respeito da semana temática e do evento em si.

A 9ª Grande Caminhada pela Paz acontecerá no 3º domingo de março (20). A concentração será na Praça Vera Arruda às 17 horas, sendo o trajeto animado pelo Trio Elétrico da Paz, até a Praça Gogó da Ema onde se fará o encerramento. A cantora oficial é Márcia Porto e haverá a participação especial de Altemar Dutra Jr. e artistas locais como Eliezer Seton e Wilma Araújo cantando músicas do cancioneiro popular.

O MOVPAZ é uma organização não-governamental, criada em 1992 em Feira de Santana-BA e conta com representantes em 22 cidades e em oito estados brasileiros. Em Maceió, o movimento existe desde 2002 e foi por sugestão dele que foram criadas as leis locais relativas ao tema.

Nenhum comentário: