quinta-feira, 31 de março de 2011

Escolas Municipais terão sistema de vídeomonitoramento

Foto: Mauro Fabiani


A prefeitura de Maceió é a primeira no Estado a implantar o vídeomonitoramento com alarme em todas as suas escolas públicas. “Estamos tratando os últimos detalhes. Todas as nossas 132 unidades de ensino serão vídeomonitoradas 24 horas e com isso esperamos diminuir o número de assaltos. O sistema terá a função de ajudar na organização, patrulhamento do patrimônio físico e garantir a segurança dos alunos e professores”, informou o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão.

O vídeomonitoramento ficará ligado 24 horas na central da empresa de segurança Servipa, vencedora da Licitação. Será essa empresa que irá comunicar qualquer atitude suspeita à polícia. As ações de furtos e drogas dentro das escolas são os principais problemas que deverão ser sanados com a existência das câmeras. “A sensação de segurança sentida por toda a população será uma consequência positiva que virá com este investimento”, disse Beltrão.

Inicialmente, serão beneficiadas as 20 unidades de ensino com os maiores índices de roubos. De acordo com o representante da empresa Servipa, Marcelo Albuquerque, as escolas irão ter um sistema de câmaras e de alarmes interligados a uma central. “Vamos monitorar as imagens em tempo real. Em caso de invasão mandaremos uma equipe nossa de segurança e entraremos em contato com a Guarda Municipal e com o Batalhão Escolar”, explicou Marcelo.

A diretora da escola Eulina Alencar, que fica no bairro do Jacintinho, uma das mais atingidas por roubos se mostrou bastante satisfeita com a informação do vídeomonitoramento. Segundo Marilucia Soares, a escola vem sendo invadida constantemente por assaltantes que levam as coisas e vendem posteriormente para comprar drogas. “O vídeo monitoramento será muito importante para a nossa segurança. Nossa escola já foi muito invadida e nos sentimos mal quando chegamos cedo e encontramos tudo revirado. Acredito que vai melhorar muito”, afirmou.

Nenhum comentário: