terça-feira, 22 de março de 2011

Espetáculo "Nyemba" se apresenta no Sesc Centro

Foto: Natalhinha Marinho


O espetáculo Nyemba da escola municipal Vereador Audival Amélio se apresentou nesta segunda feira (21), no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro de Maceió. Desenvolvida no programa Mais Educação do governo federal, a peça fez sua primeira apresentação fora do ambiente escolar, em comemoração ao dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Escrito pela monitora de teatro, Leone Manoel, Nyemba, que significa semente, faz parte da Política Nacional de Educação Básica em Tempo Integral, que atende alunos de escolas localizadas em regiões metropolitanas com alto índice de vulnerabilidade social. A peça que integra várias manifestações culturais afro-brasileiras, mistura dança, música e teatro em um universo de cores e gingas, estampados nos figurinos e na sutileza dos passos e sons produzidos pelos alunos do 2º ao 5º ano da escola.

A apresentação que teve duração de aproximadamente 30 min. mostrou que é possível integrar as diversas modalidades artísticas em um único espetáculo, cheio de brilho e magia, mesclando o coco de roda, a capoeira e toda ginga brasileira nas danças primitivas de origens africanas com textos declamados pelos alunos, além do audio de Maria Betânia no início da apresentação.

Segundo a diretora da escola, Lourinete da Silva, os estudantes que participam do projeto demonstram estarem mais soltos e integrados em termos de comportamento no âmbito escolar. "Quanto a temática eu gosto muito porque acredito que devemos valorizar nossas raízes, e adoraria se todas as escolas pudessem fazer algo relacionado a esse aspecto", enfatiza.

O Programa Mais Educação atende na escola Audival Amélio 122 estudantes e fazem parte desse espetáculo 60 alunos de 7 a 13 anos. A peça que teve sua montagem no ano passado, fez sua primeira apresentação no dia da consciência negra para os alunos da escola, e esse ano ampliou suas apresentações para o teatro. A unidade de ensino pretende inserir monitores com outras habilidades, para aperfeiçoar o trabalho que já está sendo desenvolvido.

O aluno do 3º ano, Josivaldo Rodrigues (11), toca a percussão que acompanha o espetáculo e disse estar muito alegre por se apresentar e, agradece aos professores por ajudá-lor a melhorar seu comportamento e a aprender a se desenvolver na música. Josivaldo que já tocava timbau há um ano no boi Lobo da Noite, tem limitações em uma das mãos o que dificulta na hora de tocar alguns ritmos no instrumento, mas isso não o impede de participar do grupo, visto que a intenção da escola é integrar todo alunado, dando condições iguais a todos.

Segundo o professor de percussão, Joseano da Silva, "prentendemos ainda esse ano fazer uma oficina de confecção de instrumentos com sucata". A iniciativa é para mostrar que não é necessário a aquisição de instrumentos, é possível fazer percussões com lata, galão de água, cabo de vassoura, garrafa, entre outras coisas.

Nenhum comentário: