segunda-feira, 14 de março de 2011

Semed prepara aplicação da Provinha Brasil

Foto: Adriana Cirqueira



A Provinha Brasil, mecanismo de avaliação dos alunos do ensino infantil da rede pública de ensino, deverá ser aplicada pela secretaria municipal de Educação (Semed) de Maceió no próximo mês de abril. Na oportunidade, deve ser avaliado um universo aproximado de 8mil alunos, matriculados nas 90 escolas da rede pública da capital, habilitadas para a aplicação da atividade.


De acordo com Márcia Luna, técnica formadora do departamento de Ensino Fundamental da Semed, setor responsável pela Provinha, apenas os alunos do 2º ano são avaliados. “A Provinha tem o objetivo de avaliar o grau de leitura e compreensão textual do aluno e contribui para o planejamento do professor com relação à leitura”, esclarece Márcia Luna.


A avaliação é aplicada aos alunos da rede municipal de Maceió desde 2008 e, de acordo com os técnicos do setor responsável, é visível a evolução dos estudantes. Conforme avaliação, a evolução contínua do aprendizado por parte dos alunos é de cerca de 50%. No entanto, para que os dados sejam consolidados, os responsáveis pelo departamento fazem um apelo para que as escolas enviem, dentro do prazo estabelecido, as informações referentes à avaliação.


Composta por 20 questões, a Provinha Brasil é aplicada pelos próprios professores da rede de ensino da capital. O resultado serve de base para a elaboração de políticas públicas por parte da Semed, bem como para o planejamento e a formação dos professores. A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação.

Nenhum comentário: