sexta-feira, 4 de março de 2011

Semed realiza Mostra Cultural no Centro da cidade

Foto: Roberto Lopes



Uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) marcou a parceria entre os programas federais Escola Aberta e Mais Educação, que tem como objetivo a implementação da primeira mostra cultural das ações desenvolvidas pelos dois programas nas escolas municipais de Maceió. A mostra acontecerá no próximo dia 24 de março no Centro da cidade.

A idéia da mostra, segundo Regina Bispo, coordenadora do programa Escola Aberta, é apresentar a sociedade, as ações culturais que vem sendo desenvolvidas pelas comunidades escolares, tanto durante a semana, quanto nos finais de semana. “A finalidade é promover a integração entre a escola e a comunidade, ampliando as oportunidade e espaços de promoção a cidadania”, afirma Regina.

De acordo Edileusa Maciel, coordenadora do Mais Educação, depois que os programas foram implantados nas unidades de ensino, aconteceu uma diminuição nos índices de violência nas escolas. “A implantação dos programas ajudou a contribuir para a redução da violência na comunidade escolas promovendo uma cultura de paz”, disse Edileuza.

Os projetos realizam ações nas áreas de dança, teatro, artesanato, música, esportes, entre outros. O projeto Mais Educação tem 46 escolas participantes e o Escola Aberta, 15 unidades de ensino. A reunião contou com diretores de escolas, professores comunitários e coordenadores do Escola Aberta.

O programa escola aberta é um programa federal que funciona nos finais de semana com atividades de lazer, esporte, cultura e ainda formação inicial para o trabalho, tendo como principal público a comunidade local.

Já o Programa Mais Educação, tem como objetivo, aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades pedagógica, meio ambiente, direitos humanos, cultura digital, prevenção e promoção da saúde. Funciona durante a semana nas escolas.

Nenhum comentário: