quarta-feira, 23 de março de 2011

Encontro socializa ações do MPT na rede municipal

Foto: Natalhinha Marinho


Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada na Secretaria Municipal de Educação, no auditório Paulo Freire, a apresentação das ações do Programa Ministério Público do Trabalho na escola, para diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino.


O evento contou com a participação da Procuradora do Ministério do Trabalho, Rosimeire Lopes Lôbo, do juiz do Tribunal Regional do Trabalho – 19ª região, Alonso Cavalcante Filho; da coordenadora do projeto na Semed, Rosilene Ferreira; da educadora, Celina Araújo e colaboradores da Secretaria Municipal de Educação.


O encontro teve como objetivo socializar as temáticas discutidas nas escolas, com as crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental participantes do ciclo de palestras 2010. Esse ciclo que iniciou em setembro de 2010, teve como propósito aproximar os professores e alunos, através de ações constantes de combate a erradicação da exploração do trabalho de criança e adolescentes, numa perspectiva que construa uma conscientização política, crítica e cidadã.


Para Josefa da Conceição, representante da Semed, é necessário a parceria entre todos os órgãos públicos para buscar saídas para combater a exploração das crianças. No ambiente escolar, ações precisam ser criadas e discutidas frequentemente. “O educador tem que trabalhar bastante essa situação na escola, e o poder público precisa dar assistência a essas crianças e adolescentes”, afirma ela.


“Vivenciamos a exploração do trabalho infantil muito próxima de nós, seja nas praia ou nas ruas, e para mudar essa realidade precisamos do comprometimento de cada um, sejam os gestores públicos, jurídico e a sociedade. No ambiente escolar é possível mudar essa situação com um trabalho pedagógico. Os professores podem trabalhar a temática, adequando-a para realidade vivenciada de cada escola”, afirma Rosimeire Lopes Lôbo.


Na Secretária Municipal de Educação, de acordo Rosilene Ferreira, coordenadora do projeto, cinco escolas participaram em 2010, do projeto MPT na escola, este ano, será ampliado para mais 10 unidades de ensino. No projeto são promovidos debates sobre a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao adolescente, bem como, é realizado acompanhamento nessas escolas. “As crianças participam ativamente do projeto, contando suas historias de vida”, afirma Rosilene.


No encontro desta quarta-feira, além da apresentação da proposta do projeto MPT na escola, também foram ministradas palestras para os participantes, com os temas, a Importância da Adesão do Tribunal do Trabalho na Escola, ministrada pelo juiz Alonso Cavalcante Filho e a Importância do Voluntariado, pela educadora Celina Araújo.


Nenhum comentário: