quinta-feira, 17 de março de 2011

Semed promove Seminário sobre Violência Doméstica e Educação


Foto: Janaina Farias



Violência e educação. Este foi o tema discutido no seminário realizado nesta quarta-feira (16), na Casa da Indústria, no Farol entre professores, educadores e profissionais da área de saúde. O evento teve como objetivo trazer para os educadores a discussão da violência doméstica com ênfase na violência contra a mulher no âmbito da educação e na vida escolar.


A pedagoga da Semed, Cristina Gomes, que proferiu palestra sobre “A violência familiar na educação e na sociedade” destacou que os educadores devem ter consciência enquanto formadores de opinião no tocante a orientação e apoio à família acerca da violência doméstica que compromete o desenvolvimento escolar e social. A diretora da Escola José Correia Costa, Roselma Soares, também ressaltou que a escola é o espaço primordial para esclarecer e conscientizar os alunos quanto à violência familiar na rotina das aulas.


Sobre o argumento que a violência doméstica requer ações em diversos âmbitos, principalmente na educação, a coordenadora de ações dos direitos das mulheres em situação de violência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), Ana Cláudia, aprova a discussão entre educadores e relata que a escola é um local essencial para identificar situações de violência. A coordenadora ressalta ainda a importância da elaboração de políticas publicas eficazes e efetivas, no âmbito da saúde, educação, assistência social e justiça.


Outro aspecto colocado por ela, diz respeito ao amplo campo da educação para construção de uma nova cultura, novos valores e comportamentos. Ela explica que a violência contra a mulher tem suas raízes na desigualdade de gêneros que são construídos na nossa cultura. “A educação pode ser um campo de construção de novas culturas onde a desigualdade pode ser trabalhada”, diz a coordenadora. A palestrante e Assistentes Social da Secretaria Municipal de Saúde,(SMS), Dilcinete Silva, disse que o evento vai contribuir para um aperfeiçoamento enquanto abordagem junto ao publico escolar, comunidade e família.


Durante a palestra sobre " Violência de Gêneros: um desafio para a educação", a Assistente Social, Regina Japiã, afirma que os educadores possui um estatus privilegiado pelo tempo que tem com o público " Muitos de vocês trabalham com pessoas que estão se formando", disse a palestrante acrescentando que dependendo da maneira como essa relação vai se dar vai interferir nas próximas gerações e isso é bastante relevante. Ela chama atenção para as relações entre professores, alunos, gestores e família e orienta para o trabalho da cultura da paz na escola, a inserção da Lei Maria da Penha como conteúdo escolar salientando que a temática deve ser trabalhada de forma permanente e intra e intersetorial.


O seminário é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com várias instituições a exemplo da Secretaria municipal de Saúde (SMS), Secretaria municipal de direitos humanos, seurança comunitária cidadania (Semdisc) e Ministério Público de Alagoas(MP-AL).


Nenhum comentário: