sexta-feira, 25 de março de 2011

Semed discute Ensino Religioso para as escolas da rede

Foto: Adriana Cirqueira



Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representantes do Conselho Municipal de Educação (Comed), diretores e coordenadores de escolas da rede pública municipal reuniram-se nesta sexta-feira (25), para discutir a regulamentação do Ensino Religioso na rede.



Após uma interpelação do Ministério Público, que questionou a secretaria sobre como era feita a oferta da disciplina, foram retomados os trabalhos de uma comissão, existente desde 2008, criada com o intuito de regulamentar o Ensino Religioso. Até o momento, a rede municipal norteia o ensino da disciplina de acordo com as orientações da rede estadual.



A técnica Rosário de Fátima foi designada para, juntamente com o Comed, preparar um documento inicial para o debate com os representantes das escolas com a finalidade de construir conjuntamente a documentação que passará a ser utilizada nas escolas da Semed. “Nós precisamos reconhecer e assumir o Ensino Religioso como área de conhecimento, trabalhando na sala de aula em uma perspectiva de respeito às diversas tradições religiosas, combatendo o proselitismo existente na comunidade escolar”, esclarece Rosário.



Além da participação dos diretores e coordenadores na definição das diretrizes da disciplina, Rosário de Fátima afirmou ser de fundamental importância o envolvimento dos professores de Ensino Religioso neste momento de embasamento e discussão e depois dele, com espaços para discussão e com a oferta de formação continuada.



Edna Lopes, presidente do Comed, ressaltou que o documento apresentado é apenas uma minuta e que após as discussões será preparado um parecer e uma resolução normatizando a oferta da disciplina de Ensino Religioso em toda a rede municipal de ensino.

Nenhum comentário: