segunda-feira, 25 de março de 2013

Semed apresenta calendário de formação para educação infantil

Texto: Janaina Farias
Foto:s João Filho
Angelina Araújo, diretora do departamento de Educação Infantil.
O departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação(Semed) reuniu diretores e coordenadores na manhã desta sexta-feira(22) no auditório Paulo Freire, na Semed, para apresentar a nova estrutura de formação continuada para os educadores. A reunião teve como tema: parâmetro de qualidade e monitoramento.

Essa formatação, segundo a diretora do departamento de Educação Infantil, Angelina Araújo, vai trabalhar os parâmetros de qualidade para a educação infantil na rede municipal de ensino. “As orientações vão nortear os educadores de como deve ser a prática profissional no trato com as crianças de 0 a 5 anos”, argumenta.

Com a formação, o professor vai dimensionar, por exemplo o que é uma brincadeira com foco na aprendizagem, bem como propor e construir requisitos necessários que permitem o desenvolvimento de forma integral da criança até cinco anos de idade no que diz respeito as atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.

Ainda de acordo com a diretora, Angelina Araújo a criação dos parâmetros de qualidade para a educação infantil é uma das metas do programa Cidade Educar -um projeto de Cooperação Técnica Desenvolvida entre o Ministério de Educação(MEC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Secretaria Municipal de Educação(Semed).

Dilza Avila da Rocha, diretora da Creche Herbert de Souza.
Durante a formação foram apresentadas aos educadores as proposições para 2013, como também as metas e a missão do departamento. Na oportunidade os educadores refletiram sobre os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil, em seguida participaram em grupo da elaboração do plano de ação de cada escola produzidas por diretores e coordenadores.

Dentre o projeto de formação continuada o departamento criou um cronograma de formação a ser realizado durante o ano todo voltado para coordenadores, professores e auxiliares de sala. Nesse período será feito monitoramento contínuo das atividades propostas e avaliação dos resultados obtidos através da realização das ações.


CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES AUXILIARES E COORDENADORES


MÊS MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DE
DIA 22 26 24 14 26 23 27 25 22 19 E 20

OUT      NOV       DEZ
25           22          19 e 20


CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES ANAS ESCOLAS


MÊS MAR ABRI MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
DIA 22 17 15 05 17 14 18 16 06 04


CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO- Psicológico


MÊS MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
DIA 22 19 17 07 19 16 20 18 08 06

Um comentário:

Anônimo disse...

AVANTE ED. INFANTIL