segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Alunos da rede municipal participam de Mostra de Música





Alunos de sete escolas da Rede Municipal de Ensino participaram nesta segunda-feira (11) da I Mostra de Música na Escola. O evento, que está sendo realizado no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo socializar o trabalho pedagógico musical realizado nas escolas da rede. Até esta terça-feira (12), educadores e comunidade escolar participarão de palestras, oficinas e apresentações musicais realizadas por alunos do projeto da Orquestra Sinfônica e Concerto Didático.

A ação está sendo desenvolvida pelo departamento de Arte e Cultura da Semed em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e juntas elas desenvolvem a educação musical nos alunos da rede por meio do projeto Concerto Didático e a Orquestra Sinfônica.

Nessa segunda, a programação ficou por conta dos alunos das escolas Pio X, João XXIII e Rui Palmeira que realizaram apresentação com violino, instrumentos musicais e coral. Em meio as apresentações professores da rede participaram ainda de palestras que abordou a música na educação infantil e no ensino fundamental.
Para a professora de música, Edna Cabral, facilitadora da palestra, o ensino da música na escola traz grandes benefícios para os alunos, por que seu conteúdo facilita no processo de aprendizagem e isso resulta na melhora do desempenho escolar. “O ensino da música na escola desempenha um importante papel na vida escolar, ela melhora a relação da escola com a comunidade e auxiliar na educação escolar, por isso é importante fazer cumprir a lei que determina o ensino da música nas escolas e assim inseri-la no planejamento das aulas”, destacou ela.
Ainda durante a programação do dia, a doutora em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Célia Regina, falou da importância da música e sua iniciação na escola. Ela fez uma breve reflexão acerca dos dois períodos históricos em que a música foi obrigatória na escola até os dias atuais. Ela frisou ainda que a música está voltada para o social e o cultural e que por isso, sua iniciação deve ser feita na escola com a proposta de fazer o aluno entender a música e a parti daí estimular o gosto pela arte. “Essa iniciação deve ser feita durante educação escolar, é preciso ter um objetivo musical e ensinar os alunos a partir de uma forma lúdica”, disse ela.
Nesta terça-feira (12), a programação segue com apresentação dos alunos das escolas Manoel Pedro, Jaime Miranda, Nise da Silveira e Corintho da Paz. Após as apresentações haverá ainda realização de palestras que serão ministradas pelo Maestro Niltom e pela professora de música da Ufal, Rita Namé que falará sobre pedagogia da Dalcroze – um método de música.
Texto de Janaina Farias e foto de Eric Nogueira (estagiário) / Ascom Semed

Nenhum comentário: