segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Semed realiza primeira Missão da Cooperação Técnica com o MEC


A equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) inicia nesta segunda-feira (11) a primeira Missão de Cooperação Técnica entre a Semed e o Ministério da Educação (MEC), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O encontro da Missão está sendo realizado na sede da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Maceió, no bairro do Farol.
A Missão começou com uma reunião de alinhamento entre a equipe técnica da Cooperação e os consultores do MEC/PNUD, Liliane Macciorato, coordenadores da Cooperação pelo MEC/PNUD e consultora pedagógica, Antonio Xavier, consultor de gerenciamento de processos e Luiz Guilherme, consultor de Infraestrutura.
Em seguida, foram inseridos na discussão, mais 12 gestores da Semed. Segundo a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, esta Missão tem o objetivo de dar andamento às atividades que estão sendo desenvolvidas desde outubro deste ano, momento onde a parceria foi oficializada com a Prefeitura de Maceió.
“Só é possível o sucesso desse trabalho com a clareza de que todos são responsáveis pelas mudanças que a sociedade anseia pela Educação de Maceió. As equipes sabem que temos um tempo para realizar estas ações proposta pelo MEC/PNUD e estamos todos envolvidos para que no prazo estabelecido já tenhamos os primeiros resultados alcançados”.
A Cooperação Técnica terá duração de 12 meses e tem como objetivo implementar na rede pública municipal padrões mínimos de funcionamento da Educação, alicerçados em três pilares: infraestrutura, gerenciamento de processos e gestão pedagógica, priorizando a escola. Para tanto, 27 das 135 unidades escolares servirão como ambiente prático da intervenção do MEC/PNUD.
Segundo Liliane Macciorato, coordenadora geral da Cooperação pelo MEC/PNUD e consultora pedagógica, a equipe de gestão da Semed foi convocada para o encontro porque as lideranças estratégicas têm um papel fundamental na execução das ações da Cooperação.
“É preciso que todos se apropriem do processo”, destacou a consultora. Ainda segundo Liliane, a Cooperação já revisou alguns encaminhamentos e hoje já se tem a visão do que pode ser implantado e executado. “Vamos iniciar com a implantação de padrões mínimos para que possam ser executados na Educação. As ações efetivas serão implantadas nas escolas a parir de maio de 2014, na segunda fase da Cooperação, mas já iniciaremos algumas ações de imediato, pois as demandas são latentes”, sinalizou Liliane Macciorato.
Para a coordenadora da Cooperação pela Semed, Jádna Inácio, com este encontro serão concluídas as etapas em que são feitos os diagnósticos das escolas. As ações de infraestrutura, pedagógica e de gerenciamento já serão levadas para as escolas selecionadas.
De acordo com Sonia Moraes, diretora geral de Ensino da Semed, após a retomada da Cooperação com o MEC/PNUD, que foi iniciada em 2010, mas que havia sido suspensa, e retomada no último dia 08 de outubro, pelo prefeito Rui Palmeira e pela secretária Ana Dayse, a expectativa é que o cenário das escolas mude e para melhor.
“Vamos atuar de forma que o Município, a escola e as famílias sejam agentes cooperadores dessa mudança que ocorrerá na sala de aula visando ao aumento dos índices e da melhoria do ambiente escolar de um modo geral”, disse Sonia Moraes.
Com esta mesma perspectiva, o consultor de gerenciamento de processos, Antonio Xavier, reforça que a Cooperação vai atender principalmente o ordenamento da Políticas Educacionais de Maceió para a melhoria contínua dos processos de ensino-aprendizagem. “Estamos organizando os sistemas de monitoramento, pois nosso principal alvo é compreender que se o aluno não aprender o sistema não está cumprindo sua missão”, revelou Xavier  As reuniões de trabalho seguem até a próxima quarta-feira (13), durante todo o dia, na Sede da Undime.
Texto de Adriana Thiara/ Ascom Semed

Nenhum comentário: