quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pacto pela Educação na Idade Certa conclui formação em Maceió





Foto: Pei Fon - Secom/ Maceió


O secretário-adjunto de Educação de Maceió, João Carlos Barbirato, participou da conclusão da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC. O evento promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nessa terça-feira (26), reforçou o compromisso da Semed em buscar alfabetizar todas as crianças da rede municipal de ensino até oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental em português e matemática.

“O Pacto é uma das metas da Semed para a gestão. Estamos empenhados em oferecer aos alunos letramento e numeramento até os 8 anos de idade. Além disso, a Educação Municipal está em um processo sistemático de padronização por meio da Cooperação do Ministério da Educação (MEC). Temos um trabalho coletivo para mudar nosso quadro e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”. ressaltou o secretário
Com o tema “Compromisso de Alfabetizar, Direito de Aprender”, o encontro reuniu mais de 600 professores e profissionais da educação para discutir melhorias na educação municipal e, sobretudo, estimular e garantir o conhecimento do aluno para que o mesmo não encontre dificuldades durante a alfabetização. Os debates ocorreram no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
De acordo com a coordenadora local do PNAIC, Izabel Araújo, o encontro capacitou os educadores e visa melhorar a qualidade do ensino público. “O encontro mostra o engajamento e o comprometimento da Educação municipal em contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos alfabetizadores”, disse ela.
O Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC, visa garantir que o ensino-aprendizagem seja efetivo nas escolas e alcance todas as crianças em fase de alfabetização até oito anos de idade. O pacto trabalha com materiais didáticos e avaliação permanente, além de gestão e mobilização.

Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Nenhum comentário: