quinta-feira, 23 de abril de 2015

Alunos do Polo Maceió da Universidade Aberta farão colação de grau sábado





O próximo sábado, dia 25, será de muita festa, alegria e emoção para os formandos e familiares dos alunos do curso de pedagogia do polo Maceió do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). É que acontece a colação de grau dos alunos que, pela primeira vez, conseguem organizar esse momento festivo. A programação está marcada para a Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir das 9h.
A coordenadora do polo, Elielba Mendes, explica que o programa é aberto ao público em geral, mas atende principalmente professores da rede municipal de Maceió e de cidades circunvizinhas, tanto de escolas públicas quanto particulares. “O polo Maceió da Universidade Aberta do Brasil foi criado a partir de um acordo celebrado entre o Ministério da Educação, Ufal e Prefeitura de Maceió em 2007”, explica.
Com a parceria, coube ao município, como proponente, criar e manter uma infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos necessária ao funcionamento adequado do local para oferta de cursos de graduação e pós-graduação em educação à distância, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento do município de Maceió. O resultado é o aumento de professores da rede oficial de ensino da capital com curso de graduação.
A turma que terá colação de grau no próximo sábado conta com 49 alunos. Com isso, apenas 124 professores da secretaria municipal de Educação (Semed) estão sem graduação em Pedagogia, um número que só tem caído nos últimos anos. “Mas 15 escolas do município ainda não entregaram suas informações sobre o censo. Ou seja, esse quantitativo pode ser ainda menor”, adianta Elielba.
O que é
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação à distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.
A UAB Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.
Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.
Delane Barros / Ascom Semed


Nenhum comentário: